Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9188
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Porto, Maria Silmara da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-15T12:16:09Z | - |
dc.date.available | 2016-03-15T12:16:09Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 401.41 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9188 | - |
dc.description | Porto, M. S. da C. Dialogismo e ensino: o gênero propaganda em um livro didático do português da EJA. 2015. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa se embasa nas contribuições da Análise Dialógica do Discurso (Bakhtin e o Círculo) em interface com o ensino de Língua Portuguesa em contexto de Educação de Jovens e Adultos e parte da seguinte questão-problema: como o gênero discursivo propaganda é abordado no livro didático “Caminhar e Transformar”, de Priscila Ramos (2013 – Educação de Jovens e Adultos)? Para responder a esta questão destacamos como objetivos: refletir sobre a articulação da Análise Dialógica do Discurso e o ensino de língua para a Educação de Jovens e Adultos; realizar um estudo da abordagem do gênero propaganda no livro didático de português e contribuir com reflexões que entendam o livro didático e a Educação de Jovens e Adultos como instrumentos eficazes para um bom desenvolvimento no ensino contemporâneo. Os resultados da pesquisa nos permitem afirmar que, no tocante ao trabalho com a língua, há no livro didático analisado uma ocorrência diversificada na perspectiva dialógica, uma vez que o conteúdo acerca da propaganda representava as características no aspecto dialógico vinculado a temas sociais de relevância em nossa sociedade. Porém, nas atividades propostas constatamos a presença de uma concepção tradicionalista de ensino de língua, presa a atividades mecânicas e de apego a questões demasiadamente formais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Manassés Morais Xavier | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Análise do Discurso | pt_BR |
dc.subject | Dialogismo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Língua Portugues | pt_BR |
dc.subject | Propaganda - Gênero Discursivo | pt_BR |
dc.title | Dialogismo e ensino: o gênero propaganda em um livro didático de português da EJA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Silmara da Costa Porto.pdf | 15.83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.