Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9197
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Sonidelane Maria da-
dc.date.accessioned2016-03-16T17:52:47Z-
dc.date.available2016-03-16T17:52:47Z-
dc.date.issued2015-08-01-
dc.identifier.otherCDD 371.102-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9197-
dc.descriptionSILVA, Sonidelane Maria da. A prática da leitura na sala de aula do Quinto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Tito Filho. 2015. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia-PARFOR EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractA leitura é importante na vida escolar e social. Indispensável para inclusão social e cultural, além de preciso para o exercício da cidadania. A formação de leitores competentes não depende somente da escola. Está relacionada a outros contextos. Levando em consideração que o aprendizado da criança acontece a partir do seu nascimento e prolonga com a família e pessoas com as quais se relaciona, depende, também, do ambiente que vive. O presente trabalho tem como objetivo observar as práticas de leitura desenvolvidas no quinto ano do Ensino Fundamental analisando o papel do professor no processo de formação de leitores competentes. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica e de campo, com finalidade de buscar respostas para questionamentos relacionados à importância da leitura no cotidiano dos sujeitos sociais. O estudo está baseado nas pesquisas desenvolvidas por Freire (2003), Medeiros (1987), Orlandi (2001, p 117), Foucambert (1994, p.43), Silva (2002, p. 12), Ferreiro e Teberosky (1985, p.21), dentre outros pesquisadores. Através de observações nos estágios realizados e entrevistas com os sujeitos colaboradores da pesquisa é possível afirmar que as escolas envolvidas na pesquisa possuem acervos literários escolares adequados aos alunos. Observou-se, ainda, que as docentes trabalham de forma integrada desenvolvendo projetos voltados para a prática de leitura. Porém, não usam a biblioteca escolar como espaço de leitura e tal atitude não contribui para a formação de leitores competentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Valdecy Margarida da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectPapel do professorpt_BR
dc.titleA prática da leitura na sala de aula do Quinto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Tito Filhopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - SONIDELANE MARIA DA SILVA.pdf657.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.