Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9197
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Sonidelane Maria da | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-16T17:52:47Z | - |
dc.date.available | 2016-03-16T17:52:47Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.102 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9197 | - |
dc.description | SILVA, Sonidelane Maria da. A prática da leitura na sala de aula do Quinto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Tito Filho. 2015. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia-PARFOR EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | A leitura é importante na vida escolar e social. Indispensável para inclusão social e cultural, além de preciso para o exercício da cidadania. A formação de leitores competentes não depende somente da escola. Está relacionada a outros contextos. Levando em consideração que o aprendizado da criança acontece a partir do seu nascimento e prolonga com a família e pessoas com as quais se relaciona, depende, também, do ambiente que vive. O presente trabalho tem como objetivo observar as práticas de leitura desenvolvidas no quinto ano do Ensino Fundamental analisando o papel do professor no processo de formação de leitores competentes. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica e de campo, com finalidade de buscar respostas para questionamentos relacionados à importância da leitura no cotidiano dos sujeitos sociais. O estudo está baseado nas pesquisas desenvolvidas por Freire (2003), Medeiros (1987), Orlandi (2001, p 117), Foucambert (1994, p.43), Silva (2002, p. 12), Ferreiro e Teberosky (1985, p.21), dentre outros pesquisadores. Através de observações nos estágios realizados e entrevistas com os sujeitos colaboradores da pesquisa é possível afirmar que as escolas envolvidas na pesquisa possuem acervos literários escolares adequados aos alunos. Observou-se, ainda, que as docentes trabalham de forma integrada desenvolvendo projetos voltados para a prática de leitura. Porém, não usam a biblioteca escolar como espaço de leitura e tal atitude não contribui para a formação de leitores competentes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Valdecy Margarida da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Papel do professor | pt_BR |
dc.title | A prática da leitura na sala de aula do Quinto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Tito Filho | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - SONIDELANE MARIA DA SILVA.pdf | 657.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.