Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9199
Título: Educação do campo: o desenvolvimento de um modelo alternativo ao fazer educacional no Brasil
Autor(es): Brandão, Diana Cristina Garcia
Palavras-chave: Educação do campo
Currículo
Avanços
Desafios
Data do documento: 22-Nov-2014
Resumo: A educação do campo esta vinculada as reivindicações por melhores condições de vida da população campesina. No Brasil, uma educação voltada para a realidade do campo e que tenha os próprios camponeses como protagonistas de suas ações é entendida por movimentos sociais rurais como processo indispensável à transformação da violenta realidade de negação e segregação da população rural de nosso país. Este trabalho acadêmico tem por finalidade analisar o desenvolvimento, importância e desafios da educação do campo no Brasil. Para atender os objetivos propostos recorremos ao desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica tomando as áreas de conhecimento da História, Sociologia, Pedagogia e Geografia para tratar do tema analisado. Movimentos Sociais como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e os Movimentos de Educação de Base tiveram um importante papel na conquista de leis e políticas públicas voltadas para a Educação do Campo. Apesar das conquistas alcançadas, ainda existem muitos desafios a serem vencidos, como; a superação de problemas existentes em modelos pedagógicos utilizados e a formação adequada e específica para professores. A Pedagogia de Projetos e a construção do currículo através de Temas Geradores apresentam-se como boas possibilidades de aproximar os conteúdos desenvolvidos em sala de aula com a realidade dos alunos. Pode-se observar uma mudança de postura nas reflexões e nas práticas voltadas para educação do campo no Brasil. Entretanto esse avanço precisa ser constante, pois para que a educação atenda as necessidades do campo é necessário que ela acompanhe as constantes transformações sofridas por ele, sendo necessária uma constante reflexão das realidades e especificidades campesinas por parte de todos os atores envolvidos nesse processo.
Descrição: BRANDÃO, Diana Cristina Garcia. Educação do campo: o desenvolvimento de um modelo alternativo ao fazer educacional no Brasil. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9199
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - DIANA CRISTINA GARCIA BRANDÃO.pdf584.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.