Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/920
Título: Mídia e produção do conhecimento na educação física escolar
Autor(es): Oliveira, Nayara Suênia de
Palavras-chave: Mídia
Recurso didático
Produção midiática
Educação Física
Data do documento: 12-Jun-2013
Resumo: A pesquisa que hora apresentamos teve como objetivo reconhecer e analisar a produção do conhecimento sobre mídia e Educação Física escolar, veiculada pelo GTT Escola nas reuniões bianuais do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte – CBCE. Trata-se, portanto, de uma pesquisa documental, cujo corpus de análise constituiu-se em 243 trabalhos do GTT Escola, publicados nos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte – CONBRACE, de 2003 a 2011. Como técnica de análise dos dados, foi realizada uma análise de conteúdo, baseada em Bardin (1979). A préanálise da pesquisa foi realizada por meio da seleção e obtenção do material, além da leitura flutuante do corpus de análise. A exploração do material deu-se a partir da elaboração das fichas de conteúdos, da retirada dos núcleos de sentido e da elaboração de uma matriz temática para categorização dos dados, analisados a partir da interpretação referencial, tendo em vista nosso referencial teórico. Das quatro produções analisadas ao final do processo de delimitação do nosso corpus, a pesquisa identifica que todas defendem simultaneamente a linguagem midiática como recurso didático e objeto de estudo, sem referir-se às possibilidades criativas da produção midiática. Consideramos que o contexto produtivo deve ser mais explorado, permitindo que o aluno interprete e assimile de forma criativa as mensagens veiculadas pela mídia, abrindo assim, possibilidades de um maior protagonismo por parte de professores e alunos.
Descrição: OLIVEIRA, N. S. de. Mídia e produção do conhecimento na educação física escolar. 2013. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/920
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nayara Suênia de Oliveira.PDFPDF - Nayara Suênia de Oliveira2.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.