Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9211
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Simone da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-16T18:06:42Z | - |
dc.date.available | 2016-03-16T18:06:42Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.102 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9211 | - |
dc.description | COSTA, Simone da Silva. Linguagem musical: a importância da música na educação infantil. 2015. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia-PARFOR EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho discute a importância da música na Educação Infantil, mostrando seu papel como ferramenta pedagógica primordial no ensino escolar, principalmente no que se refere à importância de trabalhá-la na primeira infância. O estudo é consequência das experiências vivenciadas na sala de aula, por meio do estágio supervisionado, momento que permitiu correlacionar teoria e prática e, assim, possibilitou a percepção de que a música é um instrumento crucial para se utilizar em sala de aula, pois, por meio dela, as crianças interagem, desenvolvem sua coordenação motora e suas habilidades cognitivas. O objetivo geral desta pesquisa foi demonstrar a eficácia de se ter a música como um instrumento didático na sala de aula e, para alcançá-lo, este estudo está embasado nos pressupostos teóricos dos documentos oficiais, como os Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil, o Plano Nacional da Educação, assim como de estudiosos da área da educação, a exemplo de Brito (2003), Penna (2014), Martins (2012), Deckert (2012), entre outros. Com base nos fundamentos teóricos, percebe-se que o educador ou educadora precisa ser qualificado para trabalhar a música em sala de aula, principalmente nas séries iniciais; porém, infelizmente, não é isso que acontece na maioria das vezes. Neste estudo vê-se com clareza que a música se encontra presente no dia a dia das crianças, tanto na escola como no meio na qual estão inseridas e contribui de fato para o seu desenvolvimento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Valdecy Margarida da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de música | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.title | Linguagem musical: a importância da música na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - SIMONE DA SILVA COSTA.pdf | 713.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.