Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9217
Título: As múltiplas faces da língua: um estudo sociovariocionista no sítio Arisco - Lagoa de Dentro - PB
Autor(es): Nascimento, Edna Ranielly do
Palavras-chave: Sítio Arisco
Sociolinguistica
Variação linguística
Fonética
Data do documento: 2015
Resumo: O sítio Arisco-Lagoa de Dentro/Paraíba é um ambiente constituído por um público interiorano de extrema importância para a constituição da história linguística do país, visto que carrega na sua essência a língua de um povo até então esquecido pela sociedade, e cujos usos linguísticos são diferentes dos instituídos pela classe dominante. Estas múltiplas maneiras de usar a linguagem é um processo muito comum no Português do Brasil, mas o preconceito linguístico ainda é dominante e resistente aos estudos sociolinguísticos. Por conseguinte, esta pesquisa é uma ferramenta que pode contribuir para combater este preconceito, através da apresentação das variáveis fonético-fonológicas existentes em nosso país. Variáveis estas que foram analisadas e transcritas foneticamente em contexto frasal e fundamentadas por teóricos como Bagno (2007; 2008), Mendonça (2012), entre outros. Utilizamos como procedimentos metodológicos a pesquisa de campo, ao realizar-se entrevistas com treze moradores do já referido sítio, fundamentadas na teoria laboviana (LABOV, 2008), bem como pesquisas bibliográficas associadas à Fonética, à Sociolinguística e à Linguística Histórica, para discutir as partes do trabalho. Acreditamos que tanto a pesquisa quanto os estudos teóricos contribuíram para tornar menor o preconceito linguístico e aprofundar o conhecimento sobre a diversidade da língua e como ela é “implementada” no cenário brasileiro.
Descrição: NASCIMENTO, E. R. do. As múltiplas faces da língua: um estudo sociovariocionista no sítio Arisco - Lagoa de Dentro - PB. 2015. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9217
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edna Ranielly do Nascimento.pdf1.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.