Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9218
Título: A variação linguística no causo Samarica Parteira
Autor(es): Santos, Daniela Costa dos
Palavras-chave: Sociolinguística variocionista
Linguagem
variação linguística
Data do documento: 2015
Resumo: Este trabalho é o resultado de um estudo em torno da Sociolinguística Variacionista, que tem como idealizador LABOV (1927). Com base nessa teoria foi levantado o nome do compositor e intérprete da música popular brasileira, Luiz Gonzaga do Nascimento, mais conhecido por “Luiz Gonzaga” ou “Rei do baião”, o qual prima pela linguagem regional nordestina, e dentro de suas composições delimitamos o causo Samarica Parteira, com o intuito de realizar a interface entre a variação linguística e características da linguagem do nordeste, onde destacamos as características linguísticas e não linguísticas e o eixo variante no qual a composição insere-se. Para atingirmos nossos objetivos fez-se necessário a distribuição do estudo em tópicos, onde baseados em BORTONI (2005), MOLLICA (2013), SOUZA (2005) e TARALLO (1985), fizemos o estudo do primeiro tópico, destacando o que é a sociolinguística variacionista e as características que envolvem o processo da variação linguística. O segundo tópico trata da vida e obra de Luiz Gonzaga, com base em TELES (2011). Por fim, temos a análise do causo, onde demonstramos a variação linguística presente na composição, através das características pertinentes ao fenômeno da variação linguística.
Descrição: SANTOS, D. C. dos. A variação linguística no causo Samarica Parteira. 2015. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9218
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniela Costa dos Santos.pdf275.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.