Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9219
Título: Sistema nacional de avaliação nos anos iniciais do ensino fundamental: qualidade ou apenas números?
Autor(es): Paulino, Jailson da Silva
Palavras-chave: Avaliação sistêmica
IDEB
Educação
Data do documento: 2015
Resumo: Este artigo surgiu a partir das discussões a cerca da Avaliação Sistêmica, que aconteceram durante a trajetória no curso de pedagogia da UEPB campus III, desta forma este trabalho apresenta as reflexões relacionadas ao Sistema Nacional de Avaliação brasileiro com enfoque nos anos iniciais do Ensino Fundamental por meio de pesquisa bibliográfica, de sorte que esta pesquisa tem como objetivo trazer para discussão, através de levantamento histórico, aspectos relevantes a exemplo de como esse Sistema de Avaliação foi se consolidando ao longo dos anos até chegar a sua configuração atual e também refletir criticamente sobre Índice de Desenvolvimento da Educação Básica ( IDEB) a partir da exposição dos resultados exibidos na página do MEC, frente aos critérios adotados para a obtenção do índice. O presente artigo está organizado em quatro tópicos: Introdução, Sistema Nacional de Avaliação: breve histórico, Resultados e discussões e Considerações finais. Portanto, a partir desta análise, chega-se a conclusão de que a nota (IDEB) atribuída pelo governo aos sistemas de ensino e às unidades educativas, não corresponde a real situação na qual a educação básica brasileira se encontra nos anos iniciais.
Descrição: PAULINO. J. da S. Sistema nacional de avaliação nos anos iniciais do ensino fundamental: qualidade ou apenas números? 2015. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9219
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jailson da Silva Paulino.pdf567.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.