Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9223
Título: Ictiofauna continental da bacia do Rio Paraíba do Norte, Nordeste do Brasil
Autor(es): Lima, Jéssica Alcoforado de Sena
Palavras-chave: Peixes de água doce
Composição taxionômica
Ictiofauna neotropical
Espécies exóticas
Data do documento: 8-Jul-2015
Resumo: No Nordeste brasileiro, mais especificamente no estado da Paraíba, o conhecimento da ictiofauna de águas continentais ainda demanda esforços. O rio Paraíba é o segundo maior corpo hídrico do estado e se faz necessário seu estudo como também sua preservação. O presente estudo teve como objetivo realizar um levantamento da ictiofauna da bacia do rio Paraíba do Norte com base em dados provenientes dos acervos ictiológicos de instituições nacionais e estrangeiras. O trabalho conta com dados provenientes das coleções ictiológicas da Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Museum of Comparative Zoology of Harvard University. O inventário das espécies de peixes registrou um total de 3856 exemplares abrangendo 44 espécies distribuídas em 36 gêneros de 20 famílias e sete ordens (dados oriundos da UFPB, UFRN e PUCRS), apresentados em uma lista sistemática e em uma chave de identificação para essas espécies. A análise de composição da ictiofauna revelou um padrão taxonômico no qual predominam os Characiformes, seguidos de Siluriformes e Perciformes, que se rivalizam em grande parte das análises. Cheirodon jaguaribensis, espécie até então considerada restrita ao estado do Ceará (rio Jaguaribe), foi registrada na bacia estudada.
Descrição: LIMA, J. A. de S. Ictiofauna continental da bacia do Rio Paraíba do Norte, Nordeste do Brasil. 2015. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9223
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Alcoforado de Sena Lima.pdfJéssica Alcoforado de Sena Lima3.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.