Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9225
Título: Ictiofauna da bacia do Rio Abiaí, Nordeste, Brasil
Autor(es): Lira, Giordânya Lays de Almeida
Palavras-chave: Espécies exóticas
Ictiofauna neotropical
Composição taxonômica
Data do documento: 8-Jul-2015
Resumo: No Nordeste do Brasil ainda existem regiões escassas de informações relacionadas à ictiofauna de água doce, problemas com relação à taxonomia são vistas em algumas regiões quando comparadas com o Sul e Sudeste. O presente trabalho tem como objetivo inventariar as espécies de peixes da bacia do rio Abiaí, preenchendo uma pequena lacuna entre as várias existentes sobre a composição da ictiofauna nordestina. Nos anos 2012 e 2013 foram realizadas coletas nas porções alta e média da bacia, que produziram uma coleção importante de espécimes de peixes, disponíveis para estudo. Foram coletados um total de 3.385 espécimes, distribuídos em 26 espécies, distribuídos em 18 gêneros, 14 famílias e 7 ordens. As ordens mais representativas foram Characiformes e Perciformes, e as famílias Characidae e Cichlidae (Characiformes e Perciformes, respectivamente) foram as mais especiosas. Uma chave de identificação foi fornecida para auxílio no reconhecimento dos espécimes. O levantamento da bacia do rio Abiaí é importante para o aumento do conhecimento, ainda restrito, da ictiofauna das bacias costeiras do Nordeste Médio Oriental. Este trabalho também contribui para o aumento de informações da ictiofauna de rios pertencentes a áreas de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro e pode servir de base para selecionar áreas prioritárias para a conservação da ictiofauna deste bioma. Os resultados obtidos neste estudo acrescentam informações taxonômicas, distribuição das espécies e composição destas para a região do Nordeste Médio Oriental e para a região Neotropical como um todo.
Descrição: LIRA, G. L. de A. Ictiofauna da bacia do Rio Abiaí, Nordeste, Brasil. 2015. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9225
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Giordânya Lays de Almeida Lyra.pdfGiordânya Lays de Almeida Lyra2.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.