Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9226
Título: Ecologia trófica de Gerreidae (Teleostei: Perciformes) em dois sistemas estuarinos tropicais (Paraíba, Brasil)
Autor(es): Melo, Amayana Pereira de Lucena
Palavras-chave: Dieta
Impacto antrópico
Sazonalidade
Data do documento: 1-Jul-2015
Resumo: Estudos sobre hábitos alimentares proporcionam uma melhor compreensão das relações entre as espécies e o ecossistema, as quais podem refletir variações devido a sazonalidade e ao grau de impacto antrópico. Este estudo teve como objetivo avaliar se existem diferenças na dieta de Eucinostomus argenteus, Eugerres brasilianus e Diapterus rhombeus entre dois estuários tropicais localizadas no Estado da Paraíba, Nordeste do Brasil e estações do ano (seca e chuvosa). Entre os parâmetros ambientais, valores de superfície de salinidade da água, temperatura, pH e turbidez foram medidas in situ utilizando uma sonda multiparâmetros, transparência da água também foi considerada, mas diferenças significativas (p <0,05) foram observadas apenas para a temperatura, pH e turbidez entre estuários e estações. As concentrações de amônia, nitrito, nitrato e fósforo total foram medidos em laboratório. Nós também avaliamos a concentração de clorofila-a. Amônia, nitrito e fósforo total diferiu apenas entre os estuários. Um total de 192 peixes foram capturados, 117 na estação seca e 75 na estação chuvosa. Dos quais 82 ocorreram estuário Paraíba, mais urbanizada e 110 no estuário Mamanguape, considerado mais preservado. A partir de 21 itens alimentares registrados na análise estomacal, os maiores índices de importância relativa foram registrados para os itens Polychaeta e Crustacea. O maior número de itens também foi registrado no estuário Mamanguape. Os resultados obtidos demonstram que as dietas das três espécies diferem (p <0,05) entre estuários e estações. Polychaeta, Crustacea, material vegetal e larvas de Chironomidae foram responsáveis por essas diferenças. Nós concluímos que as espécies estudadas apresentam hábito onívoro com a predominância de invertebrados bentônicos, sendo que as diferenças observadas quanto ao número de indivíduos e itens alimentares podem ser uma resposta às variações sazonais, bem como aos diferentes graus de impacto humano ocorrentes nos estuários estudados.
Descrição: MELO, A. P. de L. Ecologia trófica de Gerreidae (Teleostei: Perciformes) em dois sistemas estuarinos tropicais (Paraíba, Brasil). 2015. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9226
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amayana Pereira de Lucena Melo.pdfAmayana Pereira de Lucena Melo1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.