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Título: A história africana e afro-brasileira nos livros de História do Ensino Médio antes e depois da Lei 10.639/03
Autor(es): Lopes, Carlos André Martins
Palavras-chave: Livro didático
Ensino Médio
Lei 10.639/03
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: O presente trabalho objetiva investigar livros didáticos de história do ensino médio com base na lei 10.639/03. Em um primeiro momento, focaremos nossa análise no livro Toda a História, dos autores José Jobson de Andrade Arruda e Nelson Piletti. A edição da obra escolhida para a análise ocorreu em 2001. O livro está na oitava edição, e a de 2001 está na terceira reimpressão, tratando-se, portanto, de uma obra que alcançou um significativo sucesso no mercado editorial e uma grande influência na prática docente de profissionais da educação. Em um segundo momento, direcionaremos nosso olhar para obras editadas no ano de 2013, 10 anos depois da promulgação da lei. Foram livros submetidos pelas editoras à avaliação do MEC e enviados para as escolas públicas para que fosse processada a escolha por parte do docente da obra que vai figurar nas salas de aula do ensino médio durante os anos de 2015, 2016 e 2017. O objetivo é investigar se houveram avanços significativos no que diz respeito a lei 10.639.
Descrição: LOPES, Carlos André Martins. A história africana e afro-brasileira nos livros de História do Ensino Médio antes e depois da Lei 10.639/03. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9244
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