Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9260
Título: A importância da capoeira na transmissão de histórias e culturas afro-brasileiras nas escolas e comunidades
Autor(es): Lisboa, Magno da Nóbrega
Palavras-chave: Capoeira
Prática Pedagógica
Ensino de História e Cultura Afro-brasileira
Ensino de História e Cultura Africana
Data do documento: 12-Nov-2014
Resumo: Este estudo tem como foco principal abordar a importância dos grupos de capoeira no ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas e comunidades, uma vez que tal princípio ideológico se deu devido a capoeira ser parte fundamental e integrante na história do Brasil, desde o processo de colonização até a república, passando, também, por guerras e perseguições, fazendo-se, dessa forma, sempre presente na história da nação brasileira. Portanto, a inclusão do eixo temático sobre a capoeira nas escolas junto às práticas pedagógicas, possibilita uma ação reconhecedora da importância do povo negro e de suas tradições na formação de nossa cultura e de nossa sociedade. Para tanto, este Trabalho de Conclusão de Curso consiste numa pesquisa documental e bibliográfica, de égide qualitativa, tendo sido utilizado ainda a observação participante, além de entrevistas como instrumentos de coleta de dados. Desse modo, toma como base as contribuições teóricas de Areias (1983), Brito (1997), Souza (2005), Vieira (1998) dentre outros autores que realizam suas abordagens acerca da capoeira, como também alguns estudiosos que tratam acerca do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, o referido trabalho monográfico visa apresentar a relevância nas quais os grupos de capoeira podem contribuir na abordagem das raízes históricas e culturais das etnias afro-brasileiras com a finalidade de oferecer práticas de ensino motivadoras nas instituições escolares, como também as suas respectivas comunidades, combatendo, portanto, as variadas formas de preconceitos etnicorraciais. Além de abordar a relevância dos enriquecimentos típicos e culturais advindos dos negros da África para o Brasil, bem como verificar a contribuição do aperfeiçoamento das histórias e culturas afro-brasileiras, reforçando a Lei nº 10.639/03, que torna-se obrigatório nas instituições escolares públicas e privadas de ensino fundamental e médio. De fato, a capoeira possui uma significativa função como meio de educação e socialização, devido sua pluralidade cultural não é apenas classificada como dança, jogo, arte, é, também, uma forma interativa de transmissão de conhecimentos das riquezas culturais, bem como os aspectos históricos dos negros nas escolas e nas comunidades.
Descrição: Lisboa, M. da N. A importância da capoeira na transmissão de histórias e culturas afro-brasileiras nas escolas e comunidades. 2014. 35f. Monografia (Especialização em História e Cultura Afro-brasileira) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9260
Aparece nas coleções:I - HCAB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Magno da Nóbrega Lisboa.pdf832.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.