Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9261
Título: Saberes, memórias e práticas educativas na educação patrimonial: o coco de roda como patrimônio de Queimadas-PB
Autor(es): Freitas, Tiago dos Santos
Palavras-chave: Coco de Roda
Dança Folclórica
Prática de Ensino
Cultura Afro-Brasileira
Data do documento: 2014
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o coco de roda da cidade de Queimadas – PB, dando visibilidade a essa prática cultural local, que faz parte do patrimônio imaterial da cidade e incorpora os traços da cultura afro-brasileira. Para melhor compreensão enfocamos a história do coco de roda, fazendo uma interface com a escola, por considerar que a dança educa. Trabalhamos com oficinas temáticas em uma escola de Ensino Fundamental II no referido município, proporcionando aos alunos o reconhecimento da cultura local e o sentido de pertencimento. Trabalhamos com a metodologia da história oral conforme Delgado (2006), através de entrevistas para construirmos a história escrita do coco de roda a partir do olhar dos seus praticantes. No trabalho, discutimos o conceito de patrimônio através do olhar de Santiago (2007) e Oriá (2010). Também discutimos identidade a partir de Hall (2000) e tradição segundo Hobsbawn (2006). As discussões sobre memória deram-se à luz de Halbwachs (2006), e para tratar sobre escola e cultura afro-brasileira tomamos por base a Lei Nº 10.639/2003 e Pereira (2007). Nesse sentido, procuramos demonstrar a importância do coco de roda para a cultura afro-brasileira e a importância de levar esta dança para a escola, com vistas ao reconhecimento de sua prática pelos alunos.
Descrição: Freitas, T. dos S. Saberes, memórias e práticas educativas na educação patrimonial: o coco de roda como patrimônio de Queimadas-PB. 2014. 67f. Monografia (Especialização em História e Cultura Afro-brasileira) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9261
Aparece nas coleções:I - HCAB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tiago dos Santos Freitas.pdf1.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.