Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9265
Título: O papel dos bisavós nas famílias de baixa renda
Autor(es): Costa, Ana Cristina Ramos
Palavras-chave: Relação familiar
Afeto
Composição familiar
Representação social
Data do documento: 26-Nov-2014
Resumo: As melhores condições de vida da sociedade atual nas últimas décadas tem gerado um crescimento no número de idosos. Em decorrência, cada vez mais idosos se tornam bisavós, exercendo mais funções no contexto familiar. Diante disso, o presente trabalho buscou estudar o papel dos bisavós nas famílias de baixa renda. Participaram do estudo nove idosos da cidade de Campina Grande - PB, que frequentam uma instituição filantrópica e tem idade entre 80 e 100 anos, sendo oito do sexo feminino e um do sexo masculino. Utilizou-se da pesquisa qualitativa e como instrumento de coleta uma ficha sociodemográfica, uma entrevista semiestruturada e duas checklists. A análise de conteúdo temático categorial das entrevistas obteve-se alguns resultados interessantes: os bisavós evitam assumir responsabilidades para com os bisnetos, pois acreditam ser essas atividades dos pais; suas principais práticas com os bisnetos são o carinho, o preparo de refeições e o repasse de ensinamentos (i.e. conselhos, histórias de vida e moral) e; constatou-se que eles não diferenciam os papeis de avós e bisavós no seu cotidiano. Concluiu-se que as dificuldades financeiras e de idade são as principais causas limitadoras dos idosos de baixa renda, apesar disso, os bisavós demonstram muita satisfação e alegria ao exercerem o seu papel na família, dar muito carinho aos bisnetos.
Descrição: COSTA, A. C. R. O papel dos bisavós nas famílias de baixa renda. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9265
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Cristina Ramos Costa.pdfPDF - Ana Cristina Ramos Costa622.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.