Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9272
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Roberta Tereza Menezes dos-
dc.date.accessioned2016-03-31T10:52:55Z-
dc.date.available2016-03-31T10:52:55Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.other21. ed. CDD 371.337-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9272-
dc.descriptionSANTOS, R. T. M. Jogos: um recurso didático alternativo para uma aprendizagem significativa no Ensino de Química. 2015. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma proposta de investigação a cerca da ludicidade no ensino de Química, como instrumento pedagógico da prática docente. Onde se propõe a divulgar as contribuições dos jogos denominados de Memória Química e Bingo Químico. A proposição é investigar as perspectivas de tais recursos como agentes de construção de conhecimento e como ferramenta pedagógica. Pois existe uma estreita relação entre o sentido e o significado das ações desses jogos nos âmbitos linguístico, científico e pedagógico do ensino de Química. Logo este trabalho tem como principal objetivo buscar resolver as dificuldades relacionadas no processo de ensino e aprendizagem e buscar opções que gerem maior êxito escolar. A pesquisa combina as metodologias da pesquisa de campo, pesquisa quantitativa e qualitativa e foi realizada no ano de 2014, na qual analisou a aprendizagem de 39 alunos provenientes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor João Noberto localizado em Santa Teresinha-PB. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário que foi aplicado antes e depois da aplicação dos jogos, além da observação direta. Por meio dos resultados alcançados, implicam que os jogos são efetivos no processo de ensino dos conteúdos referentes à disciplina de Química e que promovem uma aprendizagem significativa, mostrando-se também competente em criar um espaço de alegria e descontração entre os alunos, sendo um real motivador para o ensino de Química.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Soraia Carvalho de Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.titleJogos: um recurso didático alternativo para uma aprendizagem significativa no Ensino de Químicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberta Tereza Menezes dos Santos.pdf7.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.