Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9273
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Guimarães, Rosineide dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-31T10:53:47Z | - |
dc.date.available | 2016-03-31T10:53:47Z | - |
dc.date.issued | 2015-09-04 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 363.739 2 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9273 | - |
dc.description | GUIMARÃES, R. S. Os efeitos dos gases poluentes no ar atmosférico dos grandes centros urbanos sob altas concentrações de veículos automotores. 2015. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O equilíbrio de todo planeta pode ser afetado diretamente caso haja um desequilíbrio na saúde do ar atmosférico. Observando-se esta relação de dependência, pode-se perceber que toda a Terra poderá ser afetada drasticamente se o ar sofrer qualquer tipo de contaminação. O objetivo desse trabalho é a pesquisa sobre a emissão dos gases poluentes pelos motores leves e pesados, na saída do escapamento de veículos de passeio e de carga, quando esses abastecidos com álcool, gasolina ou óleo diesel, analisando-se assim o impacto de cada um desses combustíveis no que se refere à liberação de gases poluentes para a atmosfera. Sabemos que alguns manejos da agricultura e o funcionamento de alguns tipos de indústrias possuem uma alta contribuição para as altas taxas de gases poluentes, porém, não superam a quantidade produzida pelos veículos de passeio e de carga, principalmente nos grandes centros urbanos como é o caso de São Paulo, Cidade do México, Roma, Los Angeles, Nova Iorque entre outros lugares onde a população é maior do que o espaço planejado. Para a obtenção de informações coerentes sobre o tema proposto foi realizada uma pesquisa em fontes bibliográficas, bem como a aplicação de duas entrevistas, uma a um Engenheiro Mecânico e outra a um Engenheiro Florestal. Um tratou de problemas gerados a partir da queima dos variados combustíveis bem como as soluções que já são oferecidas. O outro tratou das propostas de soluções que já estão sendo implantadas para amenizar os efeitos drásticos que a permanência das emissões traz para as regiões afetadas. Medidas de prevenção como o uso de catalisadores, combustíveis considerados limpos, leis e normas de proteção às grandes áreas de concentração de veículos automotores já são implantados há muito tempo, porém, os resultados ainda não são satisfatórios como se espera. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luciano Lucena Trajano | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Gases Poluentes | pt_BR |
dc.subject | Contaminação do ar atmosférico | pt_BR |
dc.subject | Preservação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Poluição de veículo automotor | pt_BR |
dc.title | Os efeitos dos gases poluentes no ar atmosférico dos grandes centros urbanos sob altas concentrações de veículos automotores | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 82 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rosineide dos Santos Guimarães.pdf | 13.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.