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dc.contributor.authorSilva, Tarciana Vieira da-
dc.date.accessioned2016-03-31T10:54:03Z-
dc.date.available2016-03-31T10:54:03Z-
dc.date.issued2015-12-03-
dc.identifier.other21. ed. CDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9274-
dc.descriptionSILVA, T. V. Ensino de Matemática: representando funções afins e quadráticas por meio do Software Winplot. 2015. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA Matemática enquanto ciência apresenta-se como um conjunto de conhecimentos de caráter formal, abstrato, em que a lógica e a precisão agregam-se a rigorosidade de suas conclusões. Possui um extenso campo de aplicações nas outras ciências e em situações do cotidiano. Entretanto como disciplina escolar é considerada como chata e a forma como é ensinada pode interferir nas concepções dos alunos em relação a ela. Os recursos tecnológicos apresentam como contribuição significativa neste cenário. Assim, constitui objetivo geral desta investigação analisar uma proposta de ensino mediada pela tecnologia, por meio do software educativo Winplot no estudo das funções afins e quadráticas. De modo específico, investigar o processo de mudança da representação gráfica para a representação algébrica e vice-versa, observando o papel do software no processo ensino-aprendizagem da Matemática, além de identificar o interesse e motivação dos discentes ao manipularem o software como recurso didático para o ensino da matemática no Ensino Médio. Tornou-se necessário também conhecer a concepção dos professores relacionada ao uso das TIC’s no ambiente educacional e a utilização destes recursos tecnológicos em suas práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, de caráter exploratório e apoia-se nos pressupostos da pesquisa-ação. Uma escola estadual do município de Igaracy-PB constituiu o campo empírico da pesquisa, enquanto professores de matemática e estudantes da 2 ª série do ensino médio foram os sujeitos investigados. O questionário foi instrumento de coleta de dados para professores e também para os alunos, para estes, duas versões foram necessárias, uma para o pré-teste e outra para o pós-teste. Além destes, informações colhidas na aplicação de aula convencional e na aula de laboratório com o uso do Winplot. Os dados revelam obstáculos que o ensino-aprendizagem da matemática ainda enfrenta, por sua vez os alunos apresentam dificuldades em associar os diferentes termos matemáticos. Entretanto, os resultados apontam os benefícios alcançados ao incorporar as tecnologias no processo educativo e demonstram a evolução dos discentes frente à aprendizagem do conteúdo das funções trabalhadas, por meio das representações algébricas e gráficas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Lidiane Rodrigues Campêlo da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectFunções afins e quadráticaspt_BR
dc.subjectSoftware Winplotpt_BR
dc.titleEnsino de Matemática: representando funções afins e quadráticas por meio do Software Winplotpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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