Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9276
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Viviana Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-31T10:54:37Z | - |
dc.date.available | 2016-03-31T10:54:37Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-17 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9276 | - |
dc.description | SILVA, V. P. Dificuldades no Ensino-aprendizagem de Matemática no 9 º ano do Ensino Fundamental da Escola Monsenhor Manoel Vieira. 2015. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental nos anos finais, (9 º anos) da Escola Monsenhor Manoel Vieira de Patos-PB, buscando analisar os pontos críticos na matemática de sala de aula e sua relação com o cotidiano escolar. O estudo foi realizado com dois professores de matemática do último ano do ensino fundamental e suas respectivas turmas. Tendo como tipo de pesquisa Quanti-qualitativa, descritiva, bibliográfica e de campo. O instrumento utilizado para coleta de dados foram questionários autoaplicáveis contendo perguntas abertas e fechadas, sendo respondido por 45 alunos. Nesse questionário foram abordadas questões relativas às dificuldades enfrentadas por docentes e discentes no ensino e na aprendizagem matemática, bem como as percepções de ambos sobre metodologias e práticas pedagógicas utilizadas. A análise dos dados permitiu perceber que a maioria dos alunos, 51% gostam da disciplina, 76% sentem dificuldade na aprendizagem, mesmo gostando da metodologia aplicada pelos professor na opinião de 86%. Em relação aos professores, eles consideram-se desvalorizados, sem autonomia e atribuem às dificuldades dos alunos a falta de interesse, desmotivação e ausência da participação da família no apoio a aprendizagens de seus filhos. A matemática ainda continua sendo apontada como uma disciplina de difícil compreensão mesmo que considerada de extrema importância para a vida das pessoas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Nádia Farias dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Dificuldade de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental em Patos - PB | pt_BR |
dc.title | Dificuldades no Ensino-aprendizagem de Matemática no 9 º ano do Ensino Fundamental da Escola Monsenhor Manoel Vieira | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 82 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Viviana Pereira da Silva.pdf | 6.95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.