Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9276
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Viviana Pereira da-
dc.date.accessioned2016-03-31T10:54:37Z-
dc.date.available2016-03-31T10:54:37Z-
dc.date.issued2015-06-17-
dc.identifier.other21. ed. CDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9276-
dc.descriptionSILVA, V. P. Dificuldades no Ensino-aprendizagem de Matemática no 9 º ano do Ensino Fundamental da Escola Monsenhor Manoel Vieira. 2015. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental nos anos finais, (9 º anos) da Escola Monsenhor Manoel Vieira de Patos-PB, buscando analisar os pontos críticos na matemática de sala de aula e sua relação com o cotidiano escolar. O estudo foi realizado com dois professores de matemática do último ano do ensino fundamental e suas respectivas turmas. Tendo como tipo de pesquisa Quanti-qualitativa, descritiva, bibliográfica e de campo. O instrumento utilizado para coleta de dados foram questionários autoaplicáveis contendo perguntas abertas e fechadas, sendo respondido por 45 alunos. Nesse questionário foram abordadas questões relativas às dificuldades enfrentadas por docentes e discentes no ensino e na aprendizagem matemática, bem como as percepções de ambos sobre metodologias e práticas pedagógicas utilizadas. A análise dos dados permitiu perceber que a maioria dos alunos, 51% gostam da disciplina, 76% sentem dificuldade na aprendizagem, mesmo gostando da metodologia aplicada pelos professor na opinião de 86%. Em relação aos professores, eles consideram-se desvalorizados, sem autonomia e atribuem às dificuldades dos alunos a falta de interesse, desmotivação e ausência da participação da família no apoio a aprendizagens de seus filhos. A matemática ainda continua sendo apontada como uma disciplina de difícil compreensão mesmo que considerada de extrema importância para a vida das pessoas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Nádia Farias dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental em Patos - PBpt_BR
dc.titleDificuldades no Ensino-aprendizagem de Matemática no 9 º ano do Ensino Fundamental da Escola Monsenhor Manoel Vieirapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Viviana Pereira da Silva.pdf6.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.