Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9285
Título: Práticas Pedagógicas e uso de recursos tecnológicos digitais na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Autor(es): Assis Terceiro, Antonio Ferreira de
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Práticas Pedagógicas
Práticas Sociais
Recursos Tecnológicos Digitais
Data do documento: 30-Nov-2015
Resumo: Este trabalho aborda a discussão sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e como as práticas pedagógicas auxiliadas por recursos tecnológicos digitais contribuem para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem de pessoas não escolarizadas no tempo devido. Discorre também sobre como estes grupos encaram as tecnologias nas suas práticas sociais. Partindo dessas questões, buscou-se reconhecer a relação desses jovens e adultos com os chamados “nativos digitais”, analisando suas principais dificuldades diante do manuseio das tecnologias no cotidiano; caracterizar a utilização desses recursos, pedagogicamente, nas turmas da EJA, destacando as vantagens e limitações encontradas no manuseio dos recursos tecnológicos nas instituições de ensino; e por fim, investigar o impacto concernente ao interesse, à participação e motivação dos alunos. A pesquisa de abordagem quali-quantitativa de natureza teórica e empírica, cujo campo de investigação foi uma Escola Estadual, que oferece a Educação de Jovens e Adultos no município de Pombal, estado da Paraíba e que recebeu o projeto “Uso Pedagógico do Tablet Educacional”. O questionário foi o instrumento de coleta de dados aplicado com alunos e professores. Sendo assim, os participantes, diretamente envolvidos nesse processo, contribuíram com este trabalho, por meio de suas ópticas sobre as vantagens e dificuldades encontradas em seu dia a dia e na instituição de ensino pesquisada, em relação ao uso dos recursos tecnológicos; e se mostraram conscientes sobre a contribuição do auxílio dessas ferramentas no ensino e nas práticas sociais, porém enfrentam limitações no manuseio desses recursos, além de certa indisponibilidade, por parte da escola, ao oferecer esses mecanismos.
Descrição: ASSIS TERCEIRO, A. F. Práticas Pedagógicas e uso de recursos tecnológicos digitais na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2015. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9285
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antonio Ferreira de Assis Terceiro.pdf13.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.