Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9288
Título: "Lixo arquivístico": atuação do profissional arquivista na responsabilidade socioambiental em arquivos
Autor(es): Malheiros, Priscila Limeira
Palavras-chave: Arquivo
Meio ambiente
Consciência
Data do documento: 13-Fev-2015
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre as práticas arquivísticas e o meio ambiente através do tratamento do “lixo arquivístico” na instituição Paraíba Previdência (Pbprev); bem como fazer a identificação da política de tratamento desse “lixo” na instituição, descrevendo os produtos que são descartáveis pelos arquivos caracterizados como “lixo arquivístico”. Tomou-se como abordagem desta pesquisa a perspectiva interdisciplinar, através de referências teóricas principalmente nas áreas de Arquivologia e Meio Ambiente. Já com relação ao tratamento dos dados empíricos da pesquisa realizamos entrevistas com funcionários segundo o método fenomenológico qualiquantitativo, e o uso da técnica de observação participante na instituição Pbprev, na condição de estagiária. Assim, a metodologia aplicada foi realizada através de pesquisa de campo, e o universo compreendeu a instituição Pbprev, onde a amostra foi o Arquivo Geral, e os arquivos setoriais da instituição. Após a realização da pesquisa de campo e o devido tratamento desses dados, constatamos como resultado do estudo aplicado mediante a análise dos dados, que a instituição Pbprev necessita deste tratamento arquivístico, ou seja, da reutilização do material descartado, que é encontrado nos próprios arquivos, de um modo ecologicamente sustentável, exigindo uma proposta de conscientização, em pesquisar e por em prática, nas variadas formas de reutilização desse material para toda e qualquer instituição configurada nos moldes da Pbprev. A finalidade maior seria promover a consciência ecológica no campo da Arquivolgia, e assim, para toda sociedade mediante o tratamento adequado do “lixo arquivístico”.
Descrição: MALHEIROS, P. L. "Lixo arquivístico": atuação do profissional arquivista na responsabilidade socioambiental em arquivos. 2015. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9288
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscila Limeira Malheiros.pdfPriscila Limeira Malheiros1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.