Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9294
Título: Um estudo sobre a contribuição da controladoria na formulação do planejamento estratégico
Autor(es): Oliveira, Raíssa Assis Nogueira de
Palavras-chave: Controladoria
Processo de gestão
Planejamento estratégico
Gerenciamento de riscos
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: As organizações são sistemas abertos, as quais interagem constantemente com o ambiente externo, recebendo, assim, diversas influências e estímulos que afetam o andamento das atividades desenvolvidas para a produção de bens e/ou na prestação de serviços. Dessa forma, para que as organizações garantam a eficácia organizacional faz-se necessário que elas tenham um processo de gestão eficaz, a fim de atender a missão da mesma e evitar a descontinuidade. A controladoria como responsável pelo gerenciamento de informações úteis, e pelo controle de planos e ferramentas que visam à maximização dos resultados econômicos das entidades, pode colaborar significativamente não somente na fase de controle propriamente dito, mas na etapa do planejamento, através do subsídio aos gestores na formulação, sobretudo, do planejamento estratégico. Destarte, o presente trabalho tem como objetivo verificar de que maneira a controladoria atua como agente contribuidor na formulação do planejamento estratégico. Para isso, foi utilizada quanto aos aspectos metodológicos a pesquisa exploratória, cujos dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica, baseando-se em materiais publicados em livros, internet e trabalhos científicos. Após o levantamento dos dados fora possível concluir que a controladoria colabora grandemente na formulação do planejamento estratégico, através da disponibilização de informações relevantes, tanto do ambiente interno quanto externo à organização, aos gestores das diversas áreas empresariais, advinda do controle de planos e ferramentas executadas nas entidades, bem como do monitoramento dos sistemas organizacionais.
Descrição: OLIVEIRA, R. N. de. Um estudo sobre a contribuição da controladoria na formulação do planejamento estratégico. 2015. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9294
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raíssa Assis Nogueira de Oliveira.pdf604.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.