Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9300
Título: Correlação entre uso de Facebook e os níveis de solidão
Autor(es): Arruda, Felipe Ricardo Pereira Vasconcelos de
Palavras-chave: Facebook
Solidão
Internet
Redes sociais
Data do documento: 26-Nov-2014
Resumo: O presente estudo teve como objetivo mensurar a correlação entre o uso de Facebook e o sentimento de solidão através de pesquisa quantitativa realizada com estudantes universitários. Foi utilizado como instrumento um questionário que continha informações sobre a prática de uso do Facebook bem como a Escala Solidão UCLA (adaptada e validada no Brasil). Os dados foram analisados através do software SPSS v.20 (Statistical Package for Social Sciences) da IBM e a interpretação dos resultados foi dada com base no referencial teórico apresentado. No geral, a população composta por 113 participantes, de ambos os sexos, apresentou baixos níveis de solidão. Os resultados apontam que os participantes do sexo masculino que utilizam o Facebook com maior frequência apresentam maiores níveis de solidão. Entretanto, esse efeito é moderado pelo número de amigos no Facebook que os homens possuem, de forma que quanto maior o número de amigos, a frequência de uso no Facebook passa a reduzir os níveis de solidão. Para o grupo das mulheres a única relação entre o uso do Facebook e grau de solidão foi encontrado para as atividades de comunicação. Quanto maior a frequência de uso do Facebook para se comunicar, menores foram os níveis de solidão observados.
Descrição: ARRUDA, F. R. P. V. de. Correlação entre uso de Facebook e os níveis de solidão. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9300
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Felipe Ricardo Pereira Vasconcelos de Arruda.pdfPDF - Felipe Ricardo Pereira Vasconcelos de Arruda705.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.