Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9302
Título: Atividade moduladora de extratos de plantas medicinais sobre a resistência de cepas de Staphylococcus aureus à eritromicina
Autor(es): Barbosa, Alinne Sousa
Palavras-chave: Plantas medicinais
Resistência microbiana
Sinergismo
Atividade moduladora
Data do documento: 7-Nov-2014
Resumo: O surgimento de resistência à maioria dos agentes antimicrobianos de uso difundido é um problema que impulsiona a pesquisa, no sentido de buscar novas moléculas com essa propriedade ou compostos que auxiliem no combate a cepas resistentes e os produtos naturais têm se mostrado eficazes neste sentido, demonstrando capacidade de otimizar a eficácia de antibióticos mesmo contra cepas a eles resistentes. Assim, foi avaliado a eficácia in vitro de cinco plantas medicinais (Acanthospermum hispidum, Croton campestris, Guapira graciliflora, Pseudobombax marginatum e Punica granatum) em modular a resistência microbiana, frente a cepas ambulatoriais e ATCC de Staphylococcus aureus resistentes a Eritromicina. Foram determinadas as concentrações inibitórias mínimas (CIM) dos extratos etanólicos e do antibiótico pelo método de microdiluição, e em seguida, determinadas as CIM do antibiótico na presença de uma concentração sub-inibitória do extrato. A razão entre a CIM do antibiótico na presença do extrato e a CIM do antibiótico foi usada para classificar a ação do extrato como sinérgica, indiferente ou antagônica. Os resultados mostraram que todas as plantas testadas mostraram a capacidade de modular a resistência dos microrganismos a Eritromicina, sendo C. campestris e G. graciliflora as que mais se destacaram. Estes dados indicam que estas plantas possuem capacidade de modulação da resistência antimicrobiana a Eritromicina, sendo esta eficaz mesmo em doses mínimas, ajudando a reduzir a toxicidade do tratamento e mantendo a segurança e eficácia deste agente antimicrobiano.
Descrição: BARBOSA, A. S. Atividade moduladora de extratos de plantas medicinais sobre a resistência de cepas de Staphylococcus aureus à eritromicina. 2014. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9302
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alinne Sousa Barbosa.pdfPDF - Alinne Sousa Barbosa663.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.