Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9303
Título: Purificação e caracterização de quitosanas comerciais
Autor(es): Silva, Bruna Pereira da
Palavras-chave: Biopolímero
Quitosana
Fármacos
Data do documento: 7-Nov-2014
Resumo: A quitosana é um biopolímero derivado da quitina que possui diversas propriedades biológicas e tem sido utilizada em várias áreas. Dentre as aplicações farmacêuticas, ela vem sendo utilizada na confecção de matrizes para incorporação e liberação controlada de fármacos. O presente trabalho teve como objetivo purificar e caracterizar físico-quimicamente duas quitosanas comerciais de origem nacional. O material estudado foi adquirido de duas regiões do país, sendo um proveniente da região nordeste e outro da região sul. As caracterizações envolveram técnicas como: Espectroscopia de Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR), Difração de Raios X e Análise Térmica. A técnica de FTIR foi importante para comprovação dos principais grupos funcionais das amostras estudadas, sugerindo a estrutura química da quitosana, conforme descrito na literatura. Através da Difração de Raios X, ficou constatado que a quitosana do nordeste apresentou-se mais amorfa que a quitosana do sul do país. No entanto, a purificação do material aproximou o índice de cristalinidade das amostras, obtido através dos dados do difratograma. De acordo com a termogravimetria, ao se comparar as amostras de quitosana purificada e não purificada de ambos os fornecedores, observou-se que, após a purificação foi necessária uma maior temperatura para que ocorresse o primeiro evento. Além disso, foi constatado que a amostra do nordeste teve uma menor perda de massa ao ser purificada, observada no segundo evento, sugerindo que o processo de purificação conferiu uma maior estabilidade térmica ao material. Através da calorimetria foi observado que, para degradação do material, foi necessária uma maior quantidade de energia nas amostras purificadas. Sendo assim, a purificação possivelmente tornou as amostras de quitosana mais estáveis, podendo interferir na liberação de fármacos que utilizem a quitosana como matriz polimérica.
Descrição: SILVA, B. P. da. Purificação e caracterização de quitosanas comerciais. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9303
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruna Pereira da Silva.pdfPDF - Bruna Pereira da Silva1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.