Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9306
Título: Modelos de seguimento farmacoterapêutico: Uma abordagem descritiva
Autor(es): Silva, Fernanda Mabele
Palavras-chave: Seguimento farmacoterapêutico
Farmacoterapia
Atuação profissional
Data do documento: 28-Nov-2014
Resumo: O seguimento farmacoterapêutico compreende uma nova prática da profissão farmacêutica, a qual permite que o profissional farmacêutico mantenha um contato direto e sistemático com o paciente, otimizando a sua farmacoterapia com uma consequente melhora na qualidade de vida. Esse trabalho objetivou discorrer sobre os modelos de seguimento farmacoterapêutico mais utilizados. Para tanto, realizouse uma pesquisa literária, onde foram acessados artigos, bases de dados e publicações oriundas de órgãos e instituições que relatassem sobre o referido tema. Para complementar a pesquisa foram acessados ainda, teses e livros. Dentre os métodos desenhados para a prática do seguimento farmacoterapêutico, destacamse, pelo seu maior emprego e maior difusão na literatura, quatro modelos. São eles: a) Subjective, Objective, Assessment, Plan (SOAP), b) Pharmacotherapy Workup (PW), c) Therapeutic Outcomes Monitoring (TOM), e d) Método Dáder de Seguimento Farmacoterapêutico. Os métodos abordados apresentam semelhanças e diferenças entre si, no entanto todos eles são desenhados com base em um raciocínio clínico comum, onde o paciente como o beneficiário das ações de seguimento farmacoterapêutico, participa ativamente das decisões tomadas e é visto de forma integral.
Descrição: SILVA, F. M. Modelos de seguimento farmacoterapêutico: uma abordagem descritiva. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9306
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Mabele Silva.pdfPDF - Fernanda Mabele Silva769.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.