Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9308
Título: Estrutura populacional do bivalve invasor Isognomon bicolor (C.B. Adams, 1845) (BIVALVIA: PTERIIDAE) em praias rochosas da Paraíba, Nordeste do Brasil
Autor(es): Cavalcante, Lamara Silva e
Palavras-chave: Bioinvasão marinha
Moluscos
Isognomon bicolor
Data do documento: 10-Dez-2015
Resumo: A invasão por espécies exóticas tem causado um grande impacto sobre os ecossistemas, podendo haver também prejuízos econômicos, sociais e a saúde humana. O bivalve invasor Isognomon bicolor é uma espécie originária do Caribe e teve seu primeiro registro para a costa brasileira publicado em 2002. Desde então, esta espécie tem se expandido na costa brasileira e tem causado impactos nas comunidades entremarés. O presente estudo avaliou a distribuição, densidade e estrutura populacional de I. bicolor em duas praias rochosas do litoral da Paraíba, Nordeste do Brasil. Foram realizadas seis amostragens em cada praia, sendo três durante o período seco e três na estação chuvosa. A amostragem foi feita por quadrados de 20 x 20 cm em dois níveis da zona mesolitoral, sendo retiradas nove amostras no mesolitoral superior e nove no mesolitoral inferior de cada praia por mês, totalizando 108 amostras. No total foram coletados e medidos 2.196 exemplares de I. bicolor. Houve diferença na densidade de I. bicolor entre as duas praias (p=0,04279), mas não entre as zonas do mesolitoral e estações do ano. As maiores densidades ocorreram na praia de Carapibus nas duas estações do ano, chuvosa (368,05 ind./m 2 ) e seca (294,31 ind./m 2 ) e na zona inferior (511,57 ind./m 2 ). Considerando a estrutura de tamanho, verificou-se diferença significativa no comprimento da camada nacarada entre as praias, zonas e estações do ano (p<0,05), com a maioria dos recrutas e indivíduos menores ocorrendo na praia de Jacumã. Também foi possível verificar que os indivíduos maiores apresentaram concha mais espessa. Os dados obtidos sugerem que esta espécie invasora se encontra bem estabelecida nas praias estudadas, distribuindo-se de acordo com as diferenças nas características topográficas das praias. O tamanho das rochas encontradas nas zonas inferior e superior do mesolitoral, e o grau de emersão e exposição à dessecação podem ser fatores que favorecem sua colonização.
Descrição: CAVALCANTE, L. S. e. Estrutura populacional do bivalve invasor Isognomon bicolor (C.B. Adams, 1845) (BIVALVIA: PTERIIDAE) em praias rochosas da Paraíba, Nordeste do Brasil. 2015. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9308
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lamara Silva e Cavalcante.pdfPDF - Lamara Silva e Cavalcante5.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.