Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9311
Título: Avaliação farmacológica em infantojuvenis assistidos pelo CAPS ad na cidade de Campina Grande – PB
Autor(es): Lucena, Állison Ronny Ferreira
Palavras-chave: Uso de drogas
Medicamentos
CAPS ad
Data do documento: 9-Set-2015
Resumo: Introdução: A adolescência é um período de transição entre a infância e a condição de adulto. Neste, o adolescente se mostra mais resistente às orientações, por vislumbrar a possibilidade de ter poder e controle sobre si mesmo. Nesta fase é comum ao adolescente se afastar da família e procurar maior aproximação com grupo de semelhantes, outros adolescentes. Objetivo: Realizar avaliação farmacológica em infanto-juvenis assistidos pelo CAPS ad na cidade de Campina Grande-PB. Metodologia: Trata-se de estudo quantitativo descritivo realizado no Centro de Apoio Psicossocial álcool drogas que atende a infanto juvenis no município de Campina Grande, Paraíba, durante o primeiro semestre de 2015. Como fontes de dados foram utilizadas todos os prontuários dos assistidos no ano de 2014 pelo CAPS ad infanto-juvenil. Os dados coletados serão analisados por estatística descritiva simples. Resultados: A partir da análise dos prontuários foi possível observar que, 25, 71 % iniciou o uso de drogas ilícitas com 13 anos de idade. Quanto ao sexo, os usuários do sexo masculino foram 80 % (n = 28) da amostra, tendo prevalência em relação aos usuários do sexo feminino (20%). Em relação à escolaridade, 51,43% apresentavam ensino fundamental incompleto. A farmacoterapia apresentou interação medicamentosa moderada em todos os medicamentos, onde a maior prevalência foi o uso da amitripilina com 51,43% e diazepam com 31,43%. Conclusão: A iniciação ao uso de drogas ilícitas acontece por volta dos 13 anos. O sexo masculino se apresenta mais susceptível ao consumo de drogas ilícitas, representando 80% da amostra do presente estudo. Pela pouca idade e situação de dependência química o nível de escolaridade dos assistidos pelo CAPS ad infanto juvenil apresentou patamar superior a 50% da amostra. A farmacoterapia demonstrou 100 % de interação moderada com a maconha. Deve-se analisar a prescrição e tentar minimizar a interação medicamento/maconha e, assim, proporcionar aos usuários maior benefício no tratamento medicamentoso.
Descrição: LUCENA, Á. R. F. Avaliação farmacológica em infantojuvenis assistidos pelo CAPS ad na cidade de Campina Grande – PB. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9311
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Állison Ronny Ferreira Lucena.pdfPDF - Állison Ronny Ferreira Lucena713.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.