Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9312
Título: Avaliação de erros em prescrições médicas, baseado no Protocolo do Ministério da Saúde – Brasil
Autor(es): Alves, Alana Gleyce de Melo
Palavras-chave: Prescrição de medicamentos
Medicamentos
Protocolo MS
Data do documento: 1-Dez-2014
Resumo: Introdução: A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que aproximadamente 50% de todas as prescrições de medicamentos possuem algum tipo de erro que pode induzir a problemas posteriores aos usuários, sendo necessária uma avaliação precisa e segura, pelo profissional farmacêutico, das prescrições que recebem em seu estabelecimento, antes de realizar a dispensação. Objetivo: Esse trabalho objetivou avaliar as prescrições médicas de pacientes em um Hospital Municipal de Campina Grande, tomando como base, um Protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde em 2013. Metodologia: Foi realizado um estudo transversal, descritivo e prospectivo, aplicando um formulário que analisou itens como a posologia, via de administração, legibilidade, e o cumprimento de procedimentos legais e institucionais dentre outros. Este foi aplicado por um período de 60 dias, nos meses de setembro e outubro de 2014, na ala dos pacientes cirúrgicos, masculinos e femininos. Os dados foram analisados de acordo com uma estatística descritiva simples, e apresentados através de tabelas. Resultados: Avaliou-se 342 prescrições, 8 (2,4%) tinham a identificação completa do paciente, e em 334 (97,6%) tinham a identificação incompleta; das 342 prescrições, 200 (58,5%) eram legíveis e 142 (41,5%) eram ilegíveis; e 317 (92,7%) prescrições apresentaram a descrição da posologia, 4 (1,2 %) não apresentaram e 21 (6,1%) estavam incompletas, pois alguns medicamentos não continham a frequência. Em todos os itens avaliados, foi encontrado algum tipo de erro, de maneira que nenhuma prescrição esteve 100% correta com relação aos itens do Protocolo. Conclusão: Com os resultados obtidos, observa-se que será necessário realizar uma intervenção que venha a minimizar esses erros, através de treinamentos e orientações ao Corpo Clínico, mostrando a necessidade da padronização no processo de prescrição, para que os pacientes não venham a sofrer danos no uso dos seus medicamentos.
Descrição: ALVES, A. G. de M. Avaliação de erros em prescrições médicas, baseado no Protocolo do Ministério da Saúde – Brasil. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9312
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alana Gleyce de Melo Alves.pdfPDF - Alana Gleyce de Melo Alves275.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.