Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9313
Título: Qualidade de vida em indivíduos com lombalgia participantes do grupo de estabilização segmentar da coluna vertebral
Autor(es): Farias, Maria de Fátima da Mata
Palavras-chave: Dor lombar
Qualidade de vida
Estabilização segmentar
Data do documento: 19-Nov-2014
Resumo: Introdução: A dor lombar é um sintoma frequente na população adulta, sendo um fator extremamente limitante sob o ponto de vista social, afetivo e/ou profissional, podendo ocasionar também distúrbios emocionais que comprometem a qualidade de vida do indivíduo. O treinamento com exercícios de estabilização segmentar lombar tem um custo baixo além de ser completo, por proporcionar a eliminação ou minimização da dor. Objetivo: avaliar a qualidade de vida em indivíduos com lombalgia do Grupo de Estabilização Segmentar da Coluna Vertebral. Metodologia: Estudo do tipo longitudinal, prospectivo com abordagem quantitativa, cuja amostra foi do tipo não probabilística composta por oito pacientes, que foram submetidos ao protocolo de estabilização no período de setembro a outubro de 2014. Para a coleta de dados foi aplicado o questionário SF-36, antes do início do tratamento e após a 12ª sessão. Os dados coletados foram obtidos através do pacote estatístico SPSS versão 19.0. Sendo apresentado sob a forma de média e desvio padrão, valor mínimo e máximo. Os dados categóricos por meio de frequências, e para comparar os domínios de qualidade de vida antes e após o protocolo, foi utilizado o teste de Wilcoxon. Resultados e Discussão: Os domínios capacidade funcional, limitação por aspecto físico, dor, limitação por aspectos emocionais e saúde mental apresentaram uma melhora significativa (p<0,05); Nos domínios vitalidade, estado geral e aspectos sociais, estatisticamente não houve melhora significativa (p>0,05).
Descrição: FARIAS, M. de F. da M. Qualidade de vida em indivíduos com lombalgia participantes do grupo de estabilização segmentar da coluna vertebral. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9313
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Fátima da Mata Farias.pdfPDF - Maria de Fátima da Mata Farias710.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.