Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9315
Título: Perfil epidemiológico do câncer de mama cadastrado no Sistema de Registro do Laboratório de Ciência e Tecnologia em Saúde do Hospital da FAP - PB
Autor(es): Guedes, Maria Isabel da Silva
Palavras-chave: Câncer de mama
Epidemiologia
Sobrevida
Data do documento: 9-Jun-2015
Resumo: O câncer de mama é um tipo de câncer muito frequente no mundo, e o mais comum entre as mulheres, com melhor prognóstico se diagnosticado previamente. O tratamento consiste em cirurgia, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e imunoterapia. Conhecer o perfil epidemiológico destes pacientes é de relevante importância, visto que há fatores desencadeantes e protetores para o desenvolvimento dessa neoplasia. Os fatores de risco aumentam a probabilidade de desenvolvimento da doença, dentre os quais se destaca aqueles ligados à idade, os genéticos e endócrinos, em contrapartida evidencia-se os fatores de proteção que reduzem este risco, são eles os hábitos alimentares, prática de atividade física e amamentação. O objetivo do estudo foi identificar as variáveis epidemiológicas associadas ao câncer de mama cadastrado no Sistema de Registro do Laboratório de Ciências e Tecnologia em Saúde do Hospital da FAP- PB, visando identificar o perfil epidemiológico e a sobrevida livre da doença. Trata-se de um estudo epidemiológico do tipo retrospectivo, transversal, quantitativo e descritivo, realizado nas dependências do Laboratório de Ciência e Tecnologia em Saúde (LCTS/UEPB/FAP) com pacientes diagnosticados com câncer de mama, que realizaram tratamento oncológico, de ambos os sexos, sem discriminação de faixa etária, excluindo prontuários de pacientes com outros tipos de câncer. O estudo contribuiu para identificar o perfil epidemiológico de pacientes diagnosticadas com câncer de mama, possibilitando agregar argumentos técnicos para definição de políticas de fluxo na instituição.
Descrição: GUEDES, M. I. da S. Perfil epidemiológico do câncer de mama cadastrado no Sistema de Registro do Laboratório de Ciência e Tecnologia em Saúde do Hospital da FAP - PB. 2015. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9315
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Isabel da Silva Guedes.pdfPDF - Maria Isabel da Silva Guedes446.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.