Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9317
Título: Avaliação da sobrecarga de cuidadores de pacientes com déficits cognitivos
Autor(es): Silva, Franciele de Santana
Palavras-chave: Cuidador
Sobrecarga
Qualidade de vida
Déficit cognitivo
Data do documento: 4-Dez-2015
Resumo: Introdução: O aumento da expectativa de vida da população mundial tornou-se uma realidade, porém ela veio acompanhada de declínios da saúde, onde as doenças crônicasdegenerativas apresentam uma grande prevalência tornando uma parcela desta população dependente de cuidados específicos, neste cenário temos a figura do cuidador que se torna de suma importância para essa população. Devido as grandes exigências do cuidado ao indivíduo dependente com déficit cognitivo o índice de sobrecarga aumenta nestas pessoas afetando diretamente a qualidade de vida.Objetivo:Investigar o nível da sobrecarga em cuidadores familiares de indivíduos com déficits cognitivos.Metodologia:O presente estudo é do tipo transversal, com amostra intencionalde 10 cuidadores de ambos os gêneros, que integram o Projeto PRO-ALZHEIMER. Foram utilizados na coleta de dados um questionário sociodemográfico e Escala de Zarit para avaliação da sobrecarga. Resultados:Na amostra foi verificada uma maioria de cuidadores do gênerofeminino com uma média de faixa etária de 56,5 anos ±11,23. Quanto à sobrecarga 60% dos cuidadores informou algum tipo de sobrecarga. Considerações finais:Cuidar de indivíduos com déficit cognitivo leva a sobrecarga dos cuidadores, portanto conhecer o perfil dos cuidadores, os fatores que estão relacionados com a sobrecarga, os fatores que podem ser alterados através de intervenção e de ações preventivas são essenciais para a melhora do ato de cuidar.
Descrição: SILVA, F. de S. Avaliação da sobrecarga de cuidadores de pacientes com déficits cognitivos. 2015. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9317
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Franciele de Santana Silva.pdfPDF - Franciele de Santana Silva600.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.