Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9319
Título: Influência das estimulações tátil e cinestésica nos parâmetros cardiorrespiratórios e estado comportamental de neonatos submetidos à Shantala
Autor(es): Caetano, Débora Sidrônio
Palavras-chave: Humanização
Fisioterapia
Shantala
Massagem terapêutica
Data do documento: 24-Nov-2014
Resumo: Introdução: A natureza inicia a massagem no bebê desde o ambiente intrauterino, onde ele recebe carícias suaves do útero através de movimentos realizados pela mãe no dia a dia. O desenvolvimento sensorial no feto começa desde cedo e ao nascer, o tato é o mais desenvolvido dos sentidos, e é através dele que os neonatos desenvolvem sua primeira comunicação e linguagem. Em vista disso, a Shantala surge como um canal de comunicação, um espaço, proporcionando uma experiência rica em estímulos sensório-motores, principalmente tátil-cinestésicos e mostrando benefícios em todos os sistemas do organismo do neonato. Objetivo: Comparar as repercussões apresentadas nos parâmetros cardiorrespiratórios e estado comportamental dos neonatos em decorrência da sequência de aplicação dos estímulos táteis e cinestésicos presentes na Shantala. Metodologia: Trata-se de um estudo experimental, com delineamento transversal e abordagem quantitativa, contando com uma amostra de 43 neonatos internados em alojamento conjunto, sendo selecionados pelos critérios de inclusão e exclusão e alocados de forma aleatória em grupo tátil-cinestésico e grupo cinestésico-tátil. Em ambos os grupos eram mensurados os valores iniciais de frequência cardíaca, frequência respiratória, saturação de oxigênio e Escala do Comportamento Neonatal de Brazelton. O passo seguinte foi a aplicação da Shantala, sendo a única diferença entre a intervenção realizada nos dois grupos, a sequência de aplicação dos estímulos táteis e cinestésicos. Ao final da intervenção, os parâmetros verificados inicialmente eram reavaliados. Resultados: Através da análise dos dados foi encontrada uma redução significativa nos valores de frequência cardíaca (p=0,000), frequência respiratória (0,000) e saturação de oxigênio (p=0,001) e uma melhora no estado comportamental (p=0,000) após a aplicação da Shantala em ambos os grupos. Quando comparados os dois grupos não houve diferenças significativas para os valores dos parâmetros cardiorrespiratórios avaliados. Já para a variável de comportamento, o grupo cinestésico-tátil obteve uma pontuação significativamente menor (p=0,004) na escala adotada. Conclusão: A Shantala, independentemente da ordem de aplicação dos estímulos táteis e cinestésicos, demonstrou eficácia para a estabilização dos parâmetros cardiorrespiratórios e melhora do estado comportamental dos neonatos. Porém, a aplicação da estimulação cinestésica antes da tátil consiste em uma vantagem para o estado comportamental sem comprometer qualquer parâmetro cardiorrespiratório avaliado.
Descrição: CAETANO, D. S. Influência das estimulações tátil e cinestésica nos parâmetros cardiorrespiratórios e estado comportamental de neonatos submetidos à Shantala. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9319
ISSN: CDD 615.822
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Débora Sidrônio Caetano.pdfPDF - Débora Sidrônio Caetano887.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.