Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9321
Título: Síndrome da Fragilidade em idosos da zona rural de Cabaceiras - PB
Autor(es): Rocha, Nathália Castro da
Palavras-chave: Capacidade funcional
Fragilidade
Idoso
Data do documento: 5-Nov-2014
Resumo: O objetivo desse trabalho é identificar através das escalas de Barthel, Lawton e Edmonton a relação entre síndrome da fragilidade e capacidade funcional entre idosos residentes na zona rural do município de Cabaceiras/PB, restritos e não restritos ao seu ambiente domiciliar. A amostra foi composta por 40 indivíduos, sendo 20 restritos ao ambiente domiciliar e 20 não restritos. Foram considerados idosos restritos ao ambiente domiciliar aqueles que se ausentam de casa apenas para acompanhamento médico, podendo estar restritos ao leito ou não. Os demais foram considerados não restritos. Para desenvolvimento da pesquisa foram utilizados quatro instrumentos de coleta: Ficha de identificação geral, Escala de Barthel, Escala de Lawton e Escala de Fragilidade. Quanto à análise dos dados, foram utilizados os testes de Shapiro-Wilk, o teste de Mann-Whitney e o teste de correlação de Spearman e o teste exato de Fisher com extensão de Freeman-Halton. Observou-se predomínio de idosos do sexo masculino (60%), com cônjuge (55%) e nível de escolaridade de 1 a 4 anos (60%). Na escala de Barthel 57,5% dos idosos e na escala de Lawton e Brody apenas 20% podem ser considerados independentes. No que se refere à fragilidade, verificou-se que 35,9% dos idosos foram avaliados como não frágeis. Conclui-se que os idosos da zona rural não restritos ao ambiente domiciliar apresentaram melhor capacidade funcional que aqueles restritos. Devido à escassez de estudos com grupos etários de idosos mais longevos, se faz necessária a realização de novos estudos que os abranjam, já que a maioria dos estudos é desenvolvida com grupos etários de idosos jovens.
Descrição: ROCHA, N. C. da. Síndrome da Fragilidade em idosos da zona rural de Cabaceiras - PB. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9321
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nathália Castro da Rocha.pdfPDF - Nathália Castro da Rocha503.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.