Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9323
Título: Resposta motora da estimulação magnética transcraniana de alta frequência em indivíduos com lesão medular incompleta
Autor(es): Araújo, Amanda Vitória Lacerda de
Palavras-chave: Lesão medular
Reabilitação motora
Estimulação magnética transcraniana
Data do documento: 25-Nov-2014
Resumo: INTRODUÇÃO A Lesão Medular Incompleta (LMI) é uma condição gerada por processos lesionais que afetam parcialmente a integridade da medula espinhal, permitindo a reorganização das vias remanescentes e oferecendo um caminho para a reabilitação motora. Dessa forma, é importante a utilização de meios capazes de influenciar a plasticidade e atividade motora, como a Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) de alta frequência, uma vez que esta interfere na excitabilidade cortical e afeta o controle descendente da excitabilidade espinhal, acelerando o desenvolvimento da conectividade neural responsável por melhoras funcionais motoras. Por possuir resultados satisfatórios na plasticidade sináptica, a EMTr torna-se uma forte candidata a ferramenta de promoção da reabilitação motora. OBJETIVOS Verificar a possibilidade de proporcionar ganhos motores nos indivíduos com LMI, através de um protocolo com EMTr de alta frequência aplicada no vértex cortical. METODOLOGIA O estudo é do tipo longitudinal, cross-over, duplo-cego, quase-experimental, quantitativo e descritivo com amostra não-probabilística composta por indivíduos acometidos por LMI, selecionados por critérios de inclusão e exclusão. Na coleta de dados motores foram utilizados: a Escala de Classificação Neurológica da Lesão Medular (ASIA), Escala de Fugl-Meyer (EFM) e Eletromiografia (EMG). Os dados obtidos foram expressos em média, desvio padrão e porcentagem. E analisados pelo Statistical Package for the Social Sciences, versão 21.0. Considerando o nível de significância de p < 0,05. RESULTADOS A amostra foi composta por 15 indivíduos do sexo masculino, jovens e em idade produtiva. Os dados motores da ASIA apresentaram variação significativa de 0,001; os da EFM demonstraram valor significativo de 0,005, somados a significância de p < 0,05 para o nível de atividade muscular avaliado através da EMG. CONCLUSÃO Através dos dados motores obtidos através da ASIA, EFM e EMG e seus níveis de significância sugere-se que a EMTr de alta frequência gerou ganhos motores nos indivíduos com LMI da amostra estudada. O presente estudo é o primeiro no Brasil a associar EMTr para reabilitação motora em LMI, contribuindo para a sociedade, à medida que apresenta uma possível forma de reabilitação para LMI que auxilia e/ou aperfeiçoa a funcionalidade motora e representa um avanço para a ciência que servirá de base para estudos futuros. Mais esclarecimentos são necessários, incluindo uma amostra mais representativa, para que se estabeleça precisamente o papel da EMTr de alta frequência em indivíduos com LMI.
Descrição: ARAÚJO, A. V. L. de. Resposta motora da estimulação magnética transcraniana de alta frequência em indivíduos com lesão medular incompleta. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9323
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Vitória Lacerda de Araújo.pdfPDF - Amanda Vitória Lacerda de Araújo2.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.