Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9324
Título: Características da dor neuropática em indivíduos com lesão medular: A propósito de diferentes instrumentos de avaliação
Autor(es): Barbosa, Micaella de Oliveira
Palavras-chave: Lesão medular
Dor neuropática
Instrumentos de avaliação
Data do documento: 18-Nov-2014
Resumo: Introdução: A dor é uma prevalente consequência da lesão de medula espinhal, que pode persistir por anos após a lesão e pode ter significante impacto na função emocional física e na qualidade de vida. Existem vários tipos de dor que podem se desenvolver após a lesão de medula espinhal, incluindo as de origem nociceptiva e aquelas de origem predominantemente neuropática. Objetivo: Verificar as características da dor neuropática em indivíduos com lesão medular, nos diferentes instrumentos utilizados na avaliação. Metodologia: Estudo observacional descritivo, quantitativo, por conveniência, realizado na Clínica Escola de Fisioterapia da UEPB, no município de Campina Grande – PB. Composto por 04 indivíduos com diagnóstico clínico de lesão medular de ambos os gêneros, com idade ≥ à 18 anos, sendo exclusos os diagnosticados menor que 6 meses e com outro tipo de lesão nervosa central ou periférica associada. Para coleta de dados utilizou-se as escalas ASIA e EVA e os questionários sociodemográfico, DN4 e LANSS. Análise dos Dados: Os dados foram analisados através do Programa Statistical Package for the Social Sciences - SPSS, versão 18.0, realizada a Estatística Descritiva (média, desvio padrão da média e porcentagem), além de Análise da Normalidade: Kolmogorov Smirnov, e a Estatística Não-Paramétrica, utilizando o teste de Wilkoxon, Kruskal-Wallis e Correlação de Spearman e Significância p≤0,05. Resultados: O estudo revelou que as variáveis choque elétrico, agulhada, formigamento e frio doloroso foram citadas por 100% da amostra e as variáveis dormência e queimação por 75%, revelando assim as características mais prevalentes da possível dor neuropática nos entrevistados.
Descrição: BARBOSA, M. de O. Características da do r neuropática em indivíduos com lesão medular: A propósito de diferentes instrumentos de avaliação. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9324
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Micaella de Oliveira Barbosa.pdfPDF - Micaella de Oliveira Barbosa1.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.