Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9327
Título: Utilização da metodologia Value At Risk (var) com situação de Monte Carlo na previsão do retorno de ações em cenários de incerteza: estudo de caso na OI S.A.
Autor(es): Silva Filho, José Gaudêncio da
Palavras-chave: Value at Risk
Simulação de Monte Carlo
Cenário de incerteza
Oi S.A.
Data do documento: 16-Jun-2015
Resumo: Diversos estudos já abordaram a eficiência do uso da metodologia Value at Risk com Simulação de Monte Carlo, no entanto, parte dessas pesquisas foram efetuadas em cenários ditos exploratórios e normativos. Nesse contexto, o presente artigo objetiva testar a capacidade desse tipo de simulação em realizar previsões em cenários incertos. Para realizar o experimento escolheu-se, através de uma amostragem não probabilística por julgamento, a empresa Oi S.A., tendo em vista esta ter sofrido uma forte desvalorização em suas ações em 2014 (-76,02%), além de se encontrar diante de um processo fusão. Os dados das variáveis analisadas foram coletados no sítio da BM&F BOVESPA. A pesquisa caracteriza-se como exploratória/descritiva e para se atingir o objetivo, optou-se por um estudo de caso com abordagem quantitativa e técnicas estatísticas de natureza paramétricas e não paramétricas. Para determinar se o teste seria realizado em condição de incerteza foi realizado um estudo de eventos. Os resultados sugeriram que o cenário era incerto e assim procedeu-se a operacionalização da pesquisa, onde, através do Backtesting, comparando os retornos reais e os simulados, constatou-se a eficiência da simulação diante do cenário de incerteza, uma vez que no cenário projetado a perda máxima nos retornos das ações foi de -8,979%, e o resultado real registrou uma perda de -6,42%, estando dentro da margem de confiança de 99%.
Descrição: SILVA JÚNIOR, J. G. da. Utilização da metodologia Value At Risk (var) com situação de Monte Carlo na previsão do retorno de ações em cenários de incerteza: estudo de caso na OI S.A.. 2015. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9327
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Gaudêncio da Silva Filho.pdf723.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.