Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9333
Título: | Alfabetização de adultos: contribuições para a prática de letramento |
Autor(es): | Targino, Ana Rita |
Palavras-chave: | Letramento Alfabetização Educação de adultos |
Data do documento: | 6-Dez-2014 |
Resumo: | A sociedade contemporânea exige, continuamente, dos indivíduos diferentes usos das modalidades oral e escrita da língua para resolverem problemas cotidianos conforme demandas sociais e necessidades da vida pessoal, especificamente, a leitura e a escrita que pressupõem a aprendizagem e o domínio das habilidades de ler e de escrever. No entanto mesmo com a diminuição nos índices de analfabetismo no Brasil, ainda encontramos algumas pessoas (principalmente idosas) que não foram alfabetizadas em idade apropriada. Neste sentido, o presente estudo objetiva investigar as contribuições da leitura, tomadas na perspectiva de letramento, para o indivíduo, que é/foi alfabetizado na idade adulta. A título de objetivos específicos, pretende-se verificar o lugar conferido à leitura para o sujeito que passou pelo processo de alfabetização na idade adulta; investigar o tratamento conferido ao adulto analfabeto e ao adulto que passa pelo processo de alfabetização; bem como mostrar a mudança que ocorre quando o adulto passa de analfabeto para alfabetizado, considerando-se as práticas de letramento. Para tanto, os autores que fundamentaram esta pesquisa foram, dentre outros, Freire (1996), Martins (2007), Pietri (2007) e Koch e Elias (2014). Os procedimentos metodológicos que foram adotados centram-se na pesquisa de campo, com a aplicação de questionário com três sujeitos. Após a analise dos dados foi possível afirmar que mudanças simbólicas ocorrem na vida do adulto que passa pelo processo de alfabetização. Pudemos constatar também que o indivíduo pode sim ser analfabeto e letrado, pois o letramento é um produto social de conceito abrangente. |
Descrição: | TARGINO, Ana Rita. Alfabetização de adultos: contribuições para a prática de letramento. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9333 |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - ANA RITA TARGINO.pdf | 1.34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.