Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9338
Título: Gestão democrática: planejamento participativo na escola
Autor(es): Barreiro, Lucia Maria Alves
Palavras-chave: Gestão democrática
Cidadania
Ação coletiva
Data do documento: 29-Nov-2014
Resumo: Este trabalho aborda a gestão democrática como uma ação necessária para a melhoria na qualidade do ensino, tendo em vista a formação de indivíduos para a cidadania, possibilitando a auto formação de todos os envolvidos e repensando o exercício a prática profissional no âmbito educacional e escolar. Apresenta a gestão democrática, a participação dos profissionais e da comunidade escolar, a autonomia pedagógica e o exercício pleno da cidadania como os elementos fundamentais da administração da educação, promovendo a efetivação da qualidade do ensino. Discute os princípios da gestão democrática na escola através de pesquisa bibliográfica e de campo, analisando os desafios da ação coletiva no ensino dos dias atuais. Reflete sobre a discussão da luta pela democratização da sociedade, desempenhando um papel na formação de cidadãos conscientes da necessidade de participar de forma ativa das decisões concernentes á educação de nosso país. É de grande importância a gestão democrática, pois exige a compreensão em profundidade dos problemas postos pela prática pedagógica, implica principalmente o repensar da estrutura de poder da escola, incluindo a participação dos representantes dos diferentes segmentos nas decisões desenvolvidas, atuando com autonomia.
Descrição: BARREIRO, Lucia Maria Alves. Gestão democrática: planejamento participativo na escola. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9338
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - LUCIA MARIA ALVES BARREIRO.pdf357.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.