Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9346
Título: Identidade nordestina no olhar da literatura brasileira
Autor(es): Farias, Andréa Bento de
Palavras-chave: Educação
Identidade nordestina
Os Sertões
Data do documento: 29-Nov-2014
Resumo: Esse estudo trata da identidade nordestina sob o ponto de vista de Euclides da Cunha no livro Os Sertões e também a visão de Graciliano Ramos no livro Vidas Secas , como essa imagem foi passada em seus livros, além de considerações de teóricos sobre o assunto. O nosso objetivo geral foi investigar a identidade do nordestino, como a literatura descreveu o sertanejo, suas características e seu modo de vida. A metodologia utilizada foi o estudo de teóricos sobre o tema identidade nordestina, leitura de artigos e revistas, além de análise de trechos dos livros, mostrando a força do determinismo, a opressão feita pela falta de comunicação e o abandono destes nordestinos por parte do governo. Com base neste estudo, podemos perceber que a imagem do nordestino sempre foi de sofredor, submisso, castigado pela seca, pelo clima, pelo destino, abandonado, derrotado, humilhado, e os autores Euclides da Cunha e Graciliano Ramos estavam mostrando ao mundo que esse povo precisava de ajuda do governo.
Descrição: FARIAS, Andréa Bento de. Identidade nordestina no olhar da literatura brasileira. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9346
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ANDRÉA BENTO DE FARIAS.pdf674.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.