Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9349
Título: O poder do conhecimento formal sobre o jovem
Autor(es): Neves, João Batista Gonçalo das
Palavras-chave: Conhecimento formal
Conflitos em sala de aula
Metodologias ultrapassadas
Data do documento: 19-Jul-2014
Resumo: Os trabalhos escolares despertam nossa admiração e curiosidade. Ao mesmo tempo, requer uma reflexão profunda sobre o tema. Isso ocorre porque, é necessário delinear qual é o verdadeiro papel da escola para o aluno e, conseqüentemente, para a sociedade. Há, hoje, uma carga exagerada de incumbências nas escolas canalizando todas as tensões sociais para o âmbito escolar. Sobram dúvidas, faltam certezas. Considerar que o mundo mudou representa um bom começo para reorientar todo processo. O processo de evolução é constante e acelerado. Ao longo do tempo, valores que eram tidos como imutáveis passaram a ser esquecidos, relativados ou substituídos. Além de todas as mudanças que interferem na sala de aula, essas décadas incluíram grande revolução tecnológica, marcada pelo desenvolvimento da internet, que transformou as relações sociais e, claro, o ensino. Diante de tanta pluralidade e diversidade, este trabalho de pesquisa propõe-se uma discussão coletiva sem, contudo, esgotar o assunto. Colocar em foco questões como conflito em sala de aula, escolha de conteúdos, metodologias ultrapassadas, Plano Político Pedagógico (PPP) tradicionais, objetivos de níveis de ensino, legislação e até a própria estrutura física das unidades escolares. Por fim, é preciso pensar num novo modelo de escola que tire a educação desse marasmo que data de séculos atrás e coloque-a em sintonia com valores universais do século 21. Em alguns lugares do mundo já se vivem novas experiências educacionais e precisa-se copiá-las para renovar o nosso modelo de ensino.
Descrição: NEVES, João Batista Gonçalo das. O poder do conhecimento formal sobre o jovem. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9349
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - JOÃO BATISTA GONÇALO DAS NEVES.pdf840.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.