Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/935
Título: Compreensão sobre a concepção de exploração de área e perímetro no 8º ano: estudo de um caso
Autor(es): Silva, Rafaella Mayne Costa
Palavras-chave: Geometria
Área
Perímetro
Geoplano
Data do documento: 14-Jun-2013
Resumo: A educação brasileira contemporânea vive um caos geral. Falta de infraestrutura, de merenda escolar, de verbas, de incentivos, e, sobretudo, de professores capacitados e bem renumerados. No âmbito da Matemática, mais precisamente o ensino da Geometria, essa abordagem tem sido insatisfatória, incompleta, mal explorada, e, quando explorada, quase sempre é de forma superficial. Esta pesquisa está incluída nas de caráter qualiquantitativo e tem por interesse chamar atenção dos professores de Geometria da rede de ensino pública, para, essencialmente, duas problemáticas que julgamos estarem mais evidentes no momento: abordar o conteúdo por completo, para não tornar este ramo da Matemática inferiorizado em detrimento aos demais, como a Álgebra; e melhorar suas práticas didáticas, utilizando materiais manipuláveis, a exemplo do Geoplano, que foi o material usado nessa pesquisa, para desenvolver com sucesso as atividades propostas em sala de aula. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender de que modo um aluno do 8º ano concebe e explora os conteúdos área e perímetro utilizando o geoplano e tarefas de formulação e resolução de problemas matemáticos. Nossa pesquisa é um estudo de caso e foi realizada entre Abril e Maio de 2012 com os alunos do 8º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nenzinha Cunha Lima, da cidade de Campina Grande - Paraíba, com faixa etária de 13 a 17 anos. Os dados coletados são fruto, também, de um Pós e um Pré Testes realizados com os alunos participantes. Os resultados destes instrumentos apontam uma situação dual, onde questões acertadas no Pré-Teste são respondidas erradas no Pós e vive versa. Tais instrumentos revelam um baixo nível cognitivo da maioria dos alunos participantes desta pesquisa, no que se refere aos conteúdos área e perímetro. Por outro lado, o estudo do caso que teve como participante a aluna Renata, revelou uma aluna, que embora também tenha dificuldades com os referidos conceitos, apresenta um maior nível cognitivo em relação aos demais alunos.
Descrição: SILVA, R. M. C. Compreensão sobre a concepção de exploração de área e perímetro no 8º ano: estudo de um caso. 2012. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/935
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaella Mayne Costa Silva.pdfPDF - Rafaella Mayne Costa Silva1.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.