Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9352
Título: O Facebook como ferramenta didático-pedagógica: um estudo de caso na disciplina de sociologia
Autor(es): Silva, Izanete Maria de Oliveira
Palavras-chave: Rede social
Facebook
Aprendizagem
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: O presente trabalho tem como objeto um estudo de caso sobre a rede social Facebook como ferramenta didático-pedagógica na disciplina de Sociologia. Entendendo que as novas tecnologias representam novas possibilidades de aprendizagem, as redes sociais oferecem novos espaços que ultrapassam os muros da escola. Desenvolve-se a partir da observação da relação entre o espaço virtual das redes sociais e o cotidiano dos alunos. Apresenta como objetivo principal, analisar a importância do Facebook na construção de um pensamento crítico e reflexivo, verificando os efeitos sociointerativos produzidos pelo uso do mesmo no processo de ensino e aprendizagem. Assim, a pesquisa justifica-se, pois, as redes sociais fazem parte da vivência dos alunos e contribuem para que as relações se construam e se fortaleçam; como também pode caracterizar-se em um processo de exclusão virtual, uma vez que, nem todos os alunos têm acesso à internet, além de enfrentar muitas vezes situações de resistência, devido ao modelo de escolarização que determina prática pedagógicas rígidas e fechadas à práticas inovadoras. A metodologia foi definida tomando como pressupostos a problematização, os objetivos, a contextualização e o suporte teórico levantado. A pesquisa, portanto, refere-se a um estudo qualitativo do tipo estudo de caso. Sendo a escola uma instituição indispensável ao processo de formação social, torna-se fundamental pensar e agir em favor de uma aprendizagem significativa que se utilize do espaço virtual para construir novas propostas de ensino e aprendizagem. Dessa forma, a educação, deve, proporcionar ao indivíduo liberdade e a possibilidade de uma aprendizagem colaborativa que valorize as relações, as subjetividades e a formação humana integral. A rede, portanto, muito mais que um espaço de lazer e entretenimento, é também um espaço onde as ideias se confrontam, a liberdade de expressão se efetiva e as mais diferenciadas relações emergem.
Descrição: SILVA, Izanete Maria de Oliveira. O Facebook como ferramenta didático-pedagógica: um estudo de caso na disciplina de sociologia. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9352
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - IZANETE MARIA DE OLIVEIRA SILVA.pdf965.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.