Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9353
Título: O risco da obesidade infantil: uma realidade constatada em crianças na faixa etária de 7 a 9 anos da escola municipal Zulmira de Novais
Autor(es): Lemos Filho, Lourival
Palavras-chave: Atividadade física
Obesidade infantil
Alimentação saudável
Data do documento: 7-Mar-2016
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo básico investigar questões referentes à obesidade infantil na Escola Municipal Zulmira de Novais. A investigação teve uma abordagem qualitativa e quantitativa, visando prognosticar o perfil dos alunos na faixa etária de 7 a 9 anos, onde os 105 alunos avaliados constatou um percentual de 34,28% estavam obesos, ou com sobrepeso. Quanto aos hábitos alimentares evidenciou-se que os alunos têm hábitos que vão contra o aconselhado pela literatura científica e a Organização Mundial da Saúde OMS, onde esta intervenção tem um viés educativo sobre a obesidade infantil que vem aumentando assustadoramente em toda camada social da população brasileira, claro que o projeto não tem a intencionalidade de assumir um papel de preencher espaço, mais de contribuir para uma conscientização na perspectiva critica e participativa da população investigada de ambos os sexos, ora com uma contribuição teórica, ora com uma contribuição prática. Onde aborda questões da Educação Física Escolar e Obesidade Infantil, procurando dissolver preconceitos e valorizando a expressão corporal e hábitos alimentar saudável, condensando ações empreendidas na escola na perspectiva de um embasamento teórico prático que contemplem mudanças necessárias para minimizar a obesidade infantil no âmbito desta instituição escolar, apontando num trabalho compartilhado entre todas as disciplinas. Onde as medidas antropométricas da massa e estatura corporal (IMC), estar de acordo com as distribuições percentis propostas por NAHANES (2003), segundo sexo e faixa etária, porque a antropometria é considerada um importante método de diagnóstico em estudos populacionais, embora variem os critérios utilizados. Aprontar que é admissível constituir uma proposta, para as aulas de Educação Física, que leve em consideração que o elemento de estudo é a Cultura Corporal do Movimento, tendo como eixo norteador a sua visão filosófica. Onde a Educação Física como área de conhecimento da Saúde deva ser abrangida como uma disciplina Promotora da Saúde e não de prevenção de doenças e, por decorrência, os eixos de conteúdo esportes, danças, lutas e ginásticas, que fazem parte dos PCNS de Educação Física, devem ser abordados como elementos causadores de situações que excitem o aluno na compreensão do seu papel como construtor de seu próprio conhecimento em saúde.Para potencializar este projeto além da contribuição das outras disciplinas, buscou-se a parceria familiar para consolidar este projeto.
Descrição: LEMOS FILHO, Lourival. O risco da obesidade infantil – uma realidade constatada em crianças na faixa etária de 7 a 9 anos da escola municipal Zulmira de Novais. 2014. 39f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9353
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lourival Lemos Filho.pdfPDF - Lourival Lemos Filho425.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.