Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9358
Título: Concepção dos surdos acerca da comunicação com os profissionais de saúde
Autor(es): Araújo, Patrícia Silva
Palavras-chave: Surdez
Linguagem de sinais
Relação enfermeiro-paciente
Data do documento: 28-Nov-2014
Resumo: As pessoas surdas encontram dificuldades para comunicar-se com ouvintes e profissionais da saúde que desconhecem a Língua Brasileira de Sinais, comprometendo o acesso e a assistência nos serviços de saúde. Este estudo objetivou compreender a concepção dos surdos acerca da comunicação com os profissionais de saúde. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, com abordagem qualitativa, realizado em 2014. A amostra foi de caráter não probabilístico e por acessibilidade. Foram entrevistados 10 surdos que fazem parte de um grupo de estudo bíblico em uma instituição religiosa da cidade de Campina Grande/PB, Brasil. A análise dos dados foi a partir da perspectiva da análise de conteúdo temática de Laurence Bardin, e a partir desta emergiram três categorias: comunicação, assistência e inclusão social. A concepção dos surdos está marcada por: insatisfação quanto à assistência ofertada, a comunicação deficiente e o sentimento de exclusão. É de suma importância que as determinações legais sejam cumpridas e sejam adotadas as medidas necessárias para minimizar este problema e garantir a inclusão social desta população.
Descrição: ARAÚJO, P. S. Concepção dos surdos acerca da comunicação com os profissionais de saúde. 2014. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9358
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Patrícia Silva Araújo.pdfPDF - Patrícia Silva Araújo497.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.