Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9361
Título: Avaliação do grau de conhecimento dos cirurgiões-dentistas sobre osteonecrose dos maxilares associada ao uso de bisfosfonatos
Autor(es): Albuquerque, Tâmara Pereira de
Palavras-chave: Biofosfonatos
Osteonecrose
Exodontia
Data do documento: 26-Nov-2014
Resumo: Os Bisfosfonatos são análogos sintéticos e estáveis do pirofosfato, sendo os mais utilizados o pamidronato e o zoledronato. Eles podem ser utilizados em duas formas de administração, via oral e intravenosa. Por via oral são utilizados principalmente no tratamento da osteoporose, além da doença de Paget e da osteogênese imperfeita da infância. A administração intravenosa tem sido usada em pacientes com hipercalcemia associada à mielomas múltiplos e tumores sólidos com metástase óssea (câncer da mama, próstata e pulmão), sendo esta a forma mais relacionada com o aparecimento de osteonecrose.O processo pelo qual um bisfosfonato possa causar osteonecrose dos maxilares, embora não muito claro, sugere que o principal fator é a disfunção no processo fisiológico de reparação óssea. É estudo transversal, com uma abordagem quantitativa, utilizando um questionário estruturado, pesquisando o conhecimento, a prática, e a conduta clínica dos profissionais da odontologia frente aos pacientes que fazem uso de bisfosfonatos. A amostra foi constituída por 94 CirurgiõesDentistas que atuam na rede privada de atendimento odontológico na cidade de Campina Grande – PB. Os que responderam o questionário 49% apresentavam tempo de formado inferior a 9 anos encontrando-se na faixa etária de 25 a 34 anos.Quanto a especialização 64% possui especialização. Em relação aos Bisfosfanatos 21,27% afirmaram saber quais as suas indicações, 20,21% afirmaram conhecer suas complicações e apenas 9,57 informaram ter conhecimento sobre os tratamentos empregados. Dentre os que souberam responder a maioria se tratavam de recém-formados e sem especialização.
Descrição: ALBUQUERQUE, T. P. de. Avaliação do grau de conhecimento dos cirurgiões-dentistas sobre osteonecrose dos maxilares associada ao uso de bisfosfonatos. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9361
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tâmara Pereira de Albuquerque.pdfPDF - Tâmara Pereira de Albuquerque631.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.