Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9363
Título: Conhecimento de Enfermagem sobre o protocolo de atendimento à parada cardiorrespiratória em uma Unidade de Terapia Intensiva
Autor(es): Araújo, Deise Coitinho
Palavras-chave: Enfermagem
Cuidados críticos
Unidade de Terapia Intensiva
Parada cardiorrespiratória
Data do documento: 11-Mar-2014
Resumo: A morte súbita ganha cada vez mais destaque nos indicadores de saúde e, a aplicação correta da sequência de atendimento pode melhorar a sobrevida desse paciente. Para que haja uma melhor qualidade e agilidade no atendimento ao paciente em parada cardiorrespiratória (PCR), é imprescindível que a enfermagem detenha o conhecimento do protocolo a ser seguido. O protocolo adotado pelo Ministério de Saúde e aplicado em hospitais do Brasil atualmente é o da AHA que foi atualizado no ano de 2010. Os profissionais da UTI, onde a ocorrência de PCR é mais frequente devido as condições fragilizadas e graves dos pacientes, além de permanecerem tempo integral com o paciente interno, o seu entendimento é de grande influência na obtenção de um bom prognóstico, onde as sequelas são mínimas e, quando presentes, são decorrentes não de um atendimento inadequado, mas sim, devido à própria patologia do paciente. O objetivo deste estudo foi verificar o conhecimento dos profissionais de enfermagem acerca do protocolo frente à Parada Cardiorrespiratória na UTI Adulto do Hospital de Trauma de Campina Grande – PB, local este, estruturado com 10 leitos em cada UTI. Esta pesquisa teve uma abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 17 enfermeiros e 36 técnicos totalizando uma amostragem de 53 pesquisados (n=53). O instrumento teve um total de 07 questões, sendo 04 objetivas e 03 subjetivas, explorando o conhecimento acerca do protocolo de PCR. Os dados foram analisados e tabulados os resultados com o auxílio do Software Microsoft Word Excel (versão 2010) e, somente foi realizada a pesquisa após aprovação e guardando os preceitos éticos. Aos resultados sobre o protocolo de PCR, quando questionados acerca de treinamento em PCR, 82,3% dos enfermeiros e 30,5% dos técnicos disseram já ter realizado um, sendo que somente 17,6% dos enfermeiros e 2,7% dos técnicos informaram ter feito na instituição onde a pesquisa foi realizada. O fato de 35,3% dos enfermeiros e 38,9% dos técnicos desconhecerem a sequência correta de atendimento mostra que há um comprometimento do início, organização e rapidez das manobras de RCP, provando que ainda há carência de conhecimento, necessitando de um programa de treinamento em serviço. O estudo mostra que ambas as categorias sabem o que deve ser feito, porém, com certa insegurança e, há equívoco na precisão das manobras, no conhecimento detalhado e na compreensão, com precisão, da RCP.
Descrição: ARAÚJO, D. C. Conhecimento de Enfermagem sobre o protocolo de atendimento à parada cardiorrespiratória em uma Unidade de Terapia Intensiva. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9363
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Deise Coitinho Araújo.pdfPDF - Deise Coitinho Araújo541.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.