Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9377
Título: Formação de professores alfabetizadores da Educação de Jovens Adultos na rede de ensino do município de Serra da Raiz - PB
Autor(es): Silva, Miria Rafaela Ferreira da
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Formação de alfabetizadores
Prática pedagógicca
Data do documento: 2015
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a formação inicial e continuada das professoras alfabetizadoras da Educação de Jovens e Adultos na rede municipal de educação de Serra da Raiz-PB no ano de 2014. Assim como, catalogar qual a formação desses respectivos profissionais, perceber se ocorreram formação continuada e analisar as implicações dessas formações. Realizada na pesquisa de caráter qualitativa, a qual do subsídio para encontrar respostas para questões propostas, feito através de questionário de participação dos profissionais envolvidos nessa modalidade, permitindo em seu caráter investigativo, possibilidades de desenvolvimento e aperfeiçoamento da nossa prática docente enquanto atuante junto a esta modalidade de ensino. De acordo com isso, para responder o questionário, selecionei 6 das 9 professoras atuantes na Educação de Jovens e Adultos e o secretário de Educação. E para da ênfase a minha pesquisa utilizei como referencial teórico PINTO (2010), PAIVA (1973), Diretrizes Nacional da EJA (2000), LDB (1996). Os resultados obtidos no trabalho apontaram para a necessidade de investir na formação dos docentes orientando uma prática curricular voltada para a EJA e visando alternativas que ajudem a descobrir meios para melhor trabalhar com essa modalidade de ensino. Entretanto, a EJA, com todas as suas dificuldades, ainda se constitui a única forma desses sujeitos escolarizar-se. Nesse sentido, a pesquisa de campo nos mostrou que precisam ser garantidos alguns elementos básicos para garantir a formação desse sujeito.
Descrição: SILVA, M. R. F. da. Formação de professores alfabetizadores da Educação de Jovens Adultos na rede de ensino do município de Serra da Raiz - PB. 2015. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9377
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mirian Rafaela Ferreira da Silva.pdf662.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.