Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9383
Título: A importância da prática docente no estímulo à leitura nos primeiros anos do ensino fundamental
Autor(es): Souza, Luciele Barreto de
Palavras-chave: Ensino Fundamental
Formação de leitores
Educadores
Data do documento: 2015
Resumo: A escola constitui-se como um ambiente de articulação que contribui para a formação de leitores conscientes. Assim, nesse ambiente escolar, a leitura e a escrita apresentam-se como um núcleo de práticas educativas no processo de ensino aprendizagem. Em vista disso, esse trabalho tem como objetivo analisar a contribuição da leitura na formação dos alunos, além de destacar as práticas docentes utilizadas para incentivar o hábito da leitura nos primeiros anos do ensino fundamental na Escola Municipal Hilda Neves de Lucena-Cuitegi/PB. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa fundamentada em Martins (2003), Cunha (2003), Beremblum e Paiva (2006), Santos (2013), dentre outros que serviram de base teórica para a fundamentação desse estudo. Também foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo junto a três professores do ensino fundamental, 1º a 5º ano da referida escola, por meio de entrevistas semiestruturadas com perguntas sobre as condições favoráveis ao processo de ensino aprendizagem da leitura no ambiente escolar e as práticas pedagógicas aplicadas em sala de aula com o intuito de incentivar o hábito da leitura nos alunos. As informações coletadas apontaram que o profissional de educação pode contribuir no desenvolvimento de leitores conscientes do que estão lendo, apesar das dificuldades que envolvem o aprendizado da leitura na escola. Sendo assim, averiguou-se através das informações coletadas, que a inserção da leitura no cotidiano dos alunos possibilitará o desenvolvimento de ações educativas que colaborem com a formação dos alunos como uma oportunidade de refletir e compreender os sentidos do texto e ter condições de aplicá-los no seu cotidiano.
Descrição: SOUZA, L. B. de. A importância da prática docente no estímulo à leitura nos primeiros anos do Ensino Fundamental. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9383
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciele Barreto de Souza.pdf293.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.