Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9384
Título: Vozes da saudade na literatura e no cinema: um diálogo do conto The Rocket Man ao filme K-PAX
Autor(es): Pereira, Herbet de Aguiar
Palavras-chave: Dialogismo
Vozes discursivas
Literatura
Cinema
Data do documento: 2015
Resumo: O dialogismo proposto pelo Círculo bakhtiniano tem sido muito estudado nos últimos anos. O dialogismo é uma teoria muito abrangente e pode ser utilizada em diversas áreas da criação artística. Aborda-se esta proposta na criação do discurso considerando-o além do sentido estético. Este trabalho tem como objetivo principal analisar a influência social na formação do discurso, além de comparar as vozes da saudade (Homesick) e omissão (Default) observadas no conto ―The Rocket Man‖ de Ray Bradbury e no filme ―K-PAX‖ de Iain Softley, com base nos seus principais personagens. Será que o mesmo discurso pode ser entendido de formas diferentes por interlocutores distintos em localidades diferentes, com realidades socioculturais diferentes? A metodologia usada no artigo é a de uma pesquisa teórica com objetivo qualitativo, visando avaliar os diálogos nas obras através do conhecimento popular empírico. Utiliza-se como embasamento teórico os autores: LODGE (2010), BARROS (1996) apud MARCUZZO (2008), PEIRCE (1958) apud RIBEIRO (2010), BAKHTIN (2014), et al. Como resultado constata-se a inegável influência sofrida pelo discurso vinda dos elementos sociais que cercam o locutor (s) e o interlocutor (s).
Descrição: PEREIRA, H. de A. Vozes da saudade na literatura e no cinema: um diálogo do conto The Rocket Man ao filme K-PAX. 2015. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9384
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Herbet de Aguiar Pereira.pdf694.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.